O estudo “The Art of AI Maturity: Advancing from Practice to Performance”, realizado pela Accenture, identificou que apenas 12% das organizações está utilizando a Inteligência Artificial (IA) em um nível de maturidade que alcança uma forte vantagem competitiva. O levantamento revela estratégias para o sucesso da IA por meio de uma estrutura holística, que inclui um novo índice para expressar a maturidade da IA da empresa em uma escala de 0 a 100.
De acordo com a pesquisa, a maturidade da IA é o grau em que as organizações superam seus pares em uma combinação de recursos fundamentais e diferenciados relacionados à IA. Esses recursos incluem a tecnologia – dados, IA, Nuvem – bem como estratégia organizacional, IA responsável, patrocínio de C-suite, talento e cultura.
A análise mostra ainda que a maioria das empresas (63%) são experimentadores de IA, mal arranhando a superfície do potencial da IA com uma pontuação de maturidade de apenas 29. Inovadores de IA (13%), pontuando 50, e Construtores de IA (12%), com 44 , estão um pouco avançados em seu nível de maturidade em IA, mas ainda estão deixando o valor total da IA inexplorado.
A pesquisa coloca a maturidade mediana da IA das organizações em uma pontuação moderada de 36, revelando que a maioria das empresas tem oportunidades significativas para gerar maior valor com a IA. A pesquisa destaca um pequeno grupo (12%) de organizações que já usam IA para superar seus concorrentes. Este grupo é apelidado de AI Achievers, com uma pontuação de 64 na escala de maturidade, quase o dobro de outros e correlacionando com um crescimento de receita 50% maior do que seus pares.
Independentemente do setor, o impacto da IA nas empresas está crescendo e se acelerando. As maiores empresas do mundo que discutiram IA em suas chamadas de ganhos em 2021 tiveram 40% mais chances de ver o preço de suas ações aumentar – acima dos 23% em 2018. Além disso, os investimentos em IA estão aumentando. Em 2021, 19% das empresas pesquisadas usaram mais de 30% de seus orçamentos de tecnologia para projetos de IA. Até 2024, a porcentagem de organizações que investem mais de 30% de seus orçamentos de tecnologia em IA aumentará para 49%.
Na visão de Sanjeev Vohra, líder global de Applied Intelligence da Accenture, “adotar a IA em escala e incorporá-la mais profundamente em todos os aspectos dos negócios não é mais uma escolha, mas uma necessidade e oportunidade para todos os setores, organizações e líderes. Embora a ciência da IA seja inovadora e inspiradora, aproveitá-la totalmente é uma arte que os líderes devem praticar continuamente”.
Confira algumas das conclusões:
– As empresas de tecnologia já têm uma alta pontuação de maturidade de IA de 54, que aumentará moderadamente para 60 em 2024, mas ainda as posicionam no auge da maturidade de IA em todos os setores.
– Em contraste, montadoras e fornecedores saltarão de 39 moderados hoje para 57 em dois anos, apostando em um aumento significativo nas vendas de veículos autônomos movidos a IA.
– Da mesma forma, as empresas de varejo evoluirão em sua maturidade de IA de 38 hoje para 54 em 2024. Notavelmente, muitas empresas de varejo mostram um compromisso mais profundo com a transformação da IA do que outros setores. A Walgreens Boots, como parte de seus esforços para criar uma organização mais orientada a dados que possa oferecer aos clientes serviços digitais altamente personalizados, migrou de bancos de dados legados para bancos de dados e análises avançadas em Nuvem. A empresa também construiu mais de 100 produtos de IA de alto valor que criam perfis detalhados de clientes e ajudam a otimizar melhor o estoque e os preços.
Clique aqui para acessar o conteúdo do estudo da Accenture.