Daryl Plummer, vice-presidente e analista da Gartner, apresentou as sete disrupções que devem ser priorizadas por todos os CIOs em suas estratégias como parte da programação do terceiro dia (24) do Gartner IT Symposium/Xpo™, que acontece em Orlando, na Flórida.
Em sua palestra, Plummer explicou que as disrupções representam mudanças profundas que geram transformações duradouras, só interrompidas por novas forças disruptivas. Ele enfatizou que os CIOs precisam reconhecer a inevitabilidade e a crescente frequência dessas disrupções, que definirão quem sairá na frente e quem ficará para trás. A sessão destacou sete disrupções que estão mais próximas do que muitos imaginam e que devem estar no foco estratégico de toda liderança de TI:
1. Drones Autônomos: Embora não sejam uma novidade, os drones estão sendo utilizados em larga escala em diversos setores, como agricultura, logística, e até em operações militares.
2. Agentes Guardiões da IA: A monitorização com humanos no loop, processos de autocorreção e gerenciamento de confiança em IA serão fundamentais. Esses agentes interagem entre diferentes domínios, melhorando a segurança e a velocidade na triagem de incidentes.
3. Experiências Cinematográficas Personalizadas: Novos modelos de distribuição de royalties e licenciamento estão transformando a forma como os conteúdos são consumidos, resultando em um maior engajamento do público e em treinamentos imersivos.
4. SEO 3.0: Influenciadores dominarão conteúdos personalizados, enquanto algoritmos de personalização se tornam cada vez mais sofisticados e reais, redefinindo estratégias de marketing digital.
5. Energia: O consumo de energia passará por uma revolução, com um maior compartilhamento e novas infraestruturas energéticas que promovem a eficiência e a sustentabilidade.
6. Semicondutores “Software Definidos”: A evolução no design de semicondutores e na integração de software com hardware requererá expertise interna, aumentando a demanda por profissionais qualificados. Programas como o CI Inovador, do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e com execução da Softex, são essenciais para preparar a força de trabalho técnica necessária para atender a essas novas demandas.
7. Escassez de Água: O risco de escassez hídrica é iminente, com uma crescente dependência da água e a necessidade urgente de tecnologias que garantam o acesso à água potável. É o caso da SDW (Sustainable Development & Water For All), startup de impacto social acelerada na primeira edição do do Conecta Startup Brasil e que já desenvolveu cinco tecnologias para saneamento.
Com essas disrupções em mente, Plummer alertou os líderes de tecnologia sobre a importância de se adaptar e inovar continuamente, garantindo que suas organizações estejam preparadas para enfrentar os desafios de um cenário em constante evolução.
Do Brasil para o mundo – Com uma delegação de 23 empresas, o Brasil marca presença mais uma vez no pavilhão de exposições do Gartner IT Symposium/Xpo™. São elas: Agile.Inc, Argotechno, Apura, CI&T, Conquest One, Digibee, Evo Systems, ilegra, Inevent, Fenix DFA, GoLedger, Levva, MC1, Orange Testing, Pappsales.Com, Pulsus, Sofist, Sofya, Stefanini, Team Ideas, TotalBot, TOTVs e Venturus.
Por Rayanne Nunes
Agência Softex