Nos últimos anos, o setor logístico tem passado por uma verdadeira revolução com a chegada do transporte autônomo. Impulsionados por inteligência artificial, esses veículos são capazes de operar e navegar de forma independente, trazendo promessas de maior eficiência, segurança aprimorada e sustentabilidade. Essa inovação está transformando o mercado e consolidando o Brasil como um dos protagonistas dessa evolução.
No episódio inaugural do podcast DIA²logo em 2025, Rânik Guidolini, CEO da Lume Robotics, compartilha detalhes sobre o projeto de mobilidade autônoma da empresa. A iniciativa posiciona o Brasil entre os poucos países que dominam essa tecnologia, um setor que, segundo a Strategy Analytics, deve movimentar cerca de US$ 800 bilhões até 2035 e ultrapassar a marca de US$ 7 trilhões até 2050.
Fundada em 2019, a Lume Robotics nasceu da expertise de pesquisadores do Projeto IARA (Intelligent Autonomous Robotic Automobile), desenvolvido no Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
O Programa IA² MCTI é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação executada pela Softex com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (Setad), e recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Ouça agora clicando aqui.
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex