Políticas Públicas bem estruturadas são fundamentais para a expansão do setor de TICs

O desenvolvimento de políticas públicas para o fomento e o desenvolvimento das TICs é uma função muito relevante do Estado e tem entre seus principais objetivos garantir o bem-estar da população e estimular o crescimento econômico sustentado.

No momento em que o setor de inovação vive um processo de transformação e de expansão sem precedentes, com uma aceleração adicional resultante da pandemia do coronavírus, ganha ainda mais importância o papel do Estado como gerador de iniciativas articuladas a partir de uma leitura precisa das tendências do mercado não só brasileiro como mundial.

É neste contexto que gostaria de  relembrar duas importantes políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com a Softex que mudaram o cenário nacional de capital de risco e de inteligência artificial (IA).

O primeiro foi o Programa Startup Brasil, lançado em novembro de 2012 com o objetivo apoiar as empresas nascentes de base tecnológica. Ao longo de quase uma década, ele se consolidou como um dos grandes fomentadores e formadores da cultura de investimento de risco no país. Quando de sua criação, muito pouco se falava sobre a viabilidade de se investir em startups com a perspectiva de um excepcional retorno não só financeiro, mas para a sociedade, em termos de inovação.

Após 5 turmas e 229 startups investidas, o portfólio captou um total R$ 855 milhões em recursos junto ao mercado, sendo R$ 42 milhões em investimento público. Números mais do que expressivos, com uma relação em que o investimento público superou o privado em algo próximo a 20 vezes.

Outra importante política pública a ser destacada é o Programa IA² MCTI, focado em startups voltadas ao desenvolvimento de projetos inovadores com a adoção de inteligência artificial, atual paradigma tecnológico. Com apenas seis meses de aceleração e 100 startups no portfólio, o Programa IA² MCTI já possui relação de investimento público e privado da ordem de 3,6 x.

O MCTI aportou R$ 2,5 milhões e as startups já captaram junto ao mercado – incluindo aceleradoras e fundos de investimento – um total de R$ 9 milhões, resultado que o Startup Brasil levou dois anos para alcançar. Dados do MCTI apontam que as startups ligadas a esse programa já aumentaram em 70% o seu faturamento desde o início do ano, despertando interesse entre os investidores. Prova disso foi a recente aquisição da Refinaria de Dados pelo banco digital Modal.

Ambos os programas são exemplos robustos de como políticas públicas bem estruturadas e administradas, compartilhando os riscos com a iniciativa privada, podem trazer expressivos resultados com benefícios que não se limitam somente ao setor onde elas se desenvolvem e que se disseminam pela sociedade como um todo.

Ruben Delgado, presidente da Softex

plugins premium WordPress
Rolar para cima

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, aperfeiçoar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.        

Gerenciar preferências de cookies

A maioria dos sites da Softex usa cookies. Cookies são pequenos arquivos de texto gravados no dispositivo para armazenar dados que serão usados posteriormente pelos servidores Web. A Softex e nossos parceiros usam cookies para lembrar suas preferências e configurações e analisar como os nossos sites estão funcionando. Para obter mais informações, consulte nosso guia de Política de Privacidade.

FuncionalAs informações coletadas por meio destes cookies são utilizadas para melhorar e personalizar a experiência do usuário, sendo que alguns cookies podem, por exemplo, ser utilizados para lembrar as preferências e escolhas do usuário, bem como para o oferecimento de conteúdo personalizado.

Google AnalyticsPermitimos que terceiros usem cookies de análise para entender como você usa nossos sites e como podemos melhorá-los. Isso também permite que terceiros possam desenvolver e aprimorar seus produtos, os quais podem ser usados em sites que não pertencem ou não são operados pela Softex. Por exemplo, eles são utilizados para coletar informações sobre as páginas que você visita e quantos cliques são necessários para realizar uma tarefa.

Mídias sociaisAssim como terceiros, usamos cookies de mídias sociais para mostrar anúncios e conteúdo com base nos perfis de redes sociais e na atividade em nossos sites. Eles são empregados para conectar sua atividade em nossos sites aos perfis de redes sociais para que os anúncios e o conteúdo visualizados em nossos sites e nas mídias sociais possam refletir melhor seus interesses.

Google AdwordsAssim como terceiros, usamos cookies de publicidade e marketing para mostrar novos anúncios após registrar os anúncios que você já viu. Eles também são utilizados para rastrear os anúncios nos quais você clica e mostrar anúncios mais relevantes para você. Por exemplo, eles são usados para detectar quando você clica em um anúncio e para mostrar anúncios com base em seus interesses nas mídias sociais e no histórico de navegação do site.

OutrosEventualmente, outros tipos de dados não previstos expressamente nesta Política de Privacidade poderão ser coletados, desde que sejam fornecidos com o consentimento do usuário, ou, ainda, que a coleta seja permitida com fundamento em outra base legal prevista em lei. Em qualquer caso, a coleta de dados e as atividades de tratamento dela decorrentes serão informadas aos usuários do site.