Quem trabalha com ideias inovadoras e desenvolvimento de tecnologia em Teresina vai contar agora com um espaço de referência nesse assunto. Na manhã desta terça-feira (22), o prefeito Firmino Filho inaugurou o Espaço THEch, local destinado para a promoção de tecnologia e desenvolvimento econômico da capital, que já tem vários projetos em andamento e atualmente dá suporte a 24 startups.

“É um espaço que pretende criar na cidade um ambiente favorável para desenvolvimento da tecnologia e inovação. É destinado a atender startups, oferecer cursos de qualificação, trazer um conceito de trabalho coletivo e atender a todos os empreendedores interessados nessa área”, ressaltou o prefeito durante a inauguração.

A iniciativa faz parte do programa chamado Teresina THEch, que também impulsiona o Empreende THEch, projeto desenvolvido no meio da pandemia para abrigar uma plataforma que funciona como uma “vitrine digital” de pequenos e médios negócios da capital. O trabalho é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) com a Softex, uma Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip). A empresa é referência no setor e já desenvolveu projetos semelhantes em outros estados.

Para o secretário da Semdec, Raul Ferraz, o investimento na criação do Espaço THEch mostra que Teresina tem se adaptado à globalização e criado uma política de desenvolvimento tecnológico. “Nossa capital está se globalizando agora e já mostra uma capacidade fantástica no eixo de produção de tecnologia. Há muitos jovens que têm ideias inovadoras e só precisam de um pouco de orientação, de impulsionamento dessas ideias. O Espaço THEch vem colaborar com isso, colocando Teresina nesse cenário de desenvolvimento econômico, necessariamente passando pela tecnologia. Hoje a Prefeitura de Teresina, a Semdec, começam a escrever essa história com uma política pública certeira para o desenvolvimento tecnológico da nossa cidade”, disse.

A inauguração do Espaço THEch, que fica localizado na Praça Ocílio Lago, conhecida popularmente como Praça dos Skatistas, na zona leste da capital, contou também com a presença da deputada estadual Lucy Soares e do vereador de Teresina, Venâncio Cardoso, ex-gestor da Semdec.

Fonte:
Rômulo Piauilino – Agencia de Notícias Prefeitura de Teresina