Por Redação Softex
O presidente da Softex, Ruben Delgado, participou, na manhã desta quarta (8), de uma reunião com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Na pauta, foram discutidos diversos assuntos, com destaque para o Mobile World Congress (MWC), considerado o evento mais influente do mundo para a indústria de conectividade e que acontecerá em Barcelona, na Espanha, de 27 de fevereiro a 3 de março.
O presidente fez a apresentação da agenda do evento, convidou o ministro para prestigiar o estande do Brasil e a apresentou a agenda conjunta organizada pela Softex, Telcom e Telebrasil.
TI brasileira será destaque no MWC 2023
A participação do Brasil no MWC é uma iniciativa do Programa de Internacionalização para a Espanha, desenvolvido no âmbito do Projeto Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex.
Nesta edição, ele terá como temas centrais 5G, 6G, tecnologias imersivas e FinTech – e como elas estão moldando e criando um futuro melhor. Em 2022, o MWC recebeu mais de 61.000 participantes de quase 200 países.
O Programa de Internacionalização para a Espanha visa apoiar de forma estruturada empresas de software e serviços de TI, startups e scale ups interessadas em expandir suas operações para o país e está sendo realizado em duas fases.
A primeira é integrada por webinars que detalharão o ecossistema espanhol, o mercado tecnológico local, o processo de abertura de empresa, serviços de apoio e softlanding.
A segunda fase ocorrerá em Barcelona nos dias 23 e 24 de fevereiro com uma série de reuniões e visitas a instituições de apoio, iniciativas de networking e matchmaking personalizado. Na sequência, as empresas apresentarão suas soluções no estande coletivo Brasil IT+ no MWC no período de 27 de fevereiro a 3 de março.
A Espanha é o 29º país mais inovador do mundo segundo o Índice Global de Inovação 2022. Possui mais de 20 mil startups e 14 unicórnios. As cidades de Madri e Barcelona estão entre os dez maiores hubs de inovação da Europa.
Ao longo dos últimos 17 anos, o Projeto Brasil IT+ já envolveu mais de 640 companhias interessadas em expandir sua atuação para além das fronteiras nacionais. O volume de negócios gerado pelas companhias aderidas ao Projeto atingiu US$ 421 milhões em 2021.
Foto: Isac Nóbrega/MCom