O presidente da Softex, Christian Tadeu, visitou, nesta quinta-feira (29 de janeiro), o Campus Currais Novos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) para acompanhar de perto o programa Embarcatech, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) coordenada pela Softex que visa capacitar profissionais em tecnologias de Sistemas Embarcados e aplicações em Internet das Coisas. A ação integra a agenda de aproximação com ações estratégicas de inovação no interior do Estado.
Durante a visita, professores e estudantes envolvidos no Embarcatech apresentaram os projetos em andamento e os principais desafios enfrentados em parceria com empresas da região. As iniciativas demonstraram forte aplicação prática do conhecimento técnico, alinhamento às demandas reais do mercado local e elevado potencial para o fortalecimento do ecossistema de inovação e tecnologia no território.
Entre os destaques esteve o projeto de Carlos Daniel, que nasceu com artrogripose múltipla congênita, condição que provoca atrofia muscular nos membros. Aluno do Embarcatech, ele tem o objetivo de atuar profissionalmente na área de tecnologia, com foco em programação, e desenvolver soluções acessíveis e inteligentes voltadas a pessoas com deficiência. Seu interesse pela tecnologia surgiu a partir do primeiro computador, que se tornou uma ferramenta de autonomia e superação.
“A qualidade dos projetos apresentados deixa clara a importância da realização de programas como Embarcatech para a formação de profissionais qualificados, o avanço da inovação aplicada e a promoção do desenvolvimento regional sustentável”, ressalta o presidente da Softex.
A visita também proporcionou troca de experiências, diálogo sobre os desafios no desenvolvimento das soluções e a identificação de novas oportunidades de fortalecimento das parcerias entre o setor produtivo e a academia.
Karen Kornilovicz
Agência Softex



































