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Programa IA² MCTI apresentará avanços e conquistas no Congresso Open Startups, em Bogotá

Nos dias 12 e 13 de novembro, a equipe do Programa IA² MCTI estará presente no Congresso Open Startups em Bogotá, na Colômbia, evento que reúne líderes em inovação aberta da América Latina para compartilhar experiências e avanços em projetos de impacto. Focado na promoção de tecnologias de inteligência artificial (IA), o IA² MCTI foi selecionado para apresentar seus desafios e progressos e concorre ao prêmio de melhores casos de inovação aberta.

Embora 88% das grandes empresas no Brasil já tenham adotado ações de inovação aberta, a transformação de projetos de IA em produtos e serviços no mercado ainda enfrenta barreiras, principalmente pela falta de conexão entre empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Para superar esses desafios, o programa aposta em políticas públicas que incentivam não apenas a inovação, mas também parcerias estratégicas. Em sua segunda edição, 35 projetos de pesquisa de 28 ICTs estão sendo acelerados em colaboração com 27 startups.

O IA² MCTI se diferencia pela proximidade de suas atividades e pela criação de uma rede colaborativa que envolve desde o governo até startups e empresas de tecnologia, promovendo trocas de conhecimento e parcerias formais. A equipe do programa oferece suporte em diversas áreas – jurídico, inovação, marketing e negócios –, assegurando que cada projeto tenha o apoio necessário para enfrentar as incertezas e os desafios de mercado. Com uma metodologia exclusiva, o IA² MCTI incentiva a criação de alianças estratégicas e o avanço de pesquisas para além dos laboratórios, desenvolvendo-as como soluções práticas para o mercado.

“A participação das ICTs no ecossistema de inovação é fundamental para acelerar o desenvolvimento de tecnologias e superar os desafios de mercado. Nosso papel é fortalecer essas conexões, aproximando pesquisa e conhecimento acadêmico do setor produtivo e, assim, oferecendo a agilidade e as respostas práticas que a IA exige. Hoje, não se trata mais de adaptar startups ao ambiente acadêmico, mas sim de transformar a própria ICT para que suas pesquisas ganhem vida no mercado e beneficiem diversos setores. Observamos claramente o amadurecimento do processo: pesquisas que antes resultavam em uma única solução agora oferecem múltiplas aplicações, ampliando o impacto de cada iniciativa. Esse é um terreno fértil de oportunidades e possibilidades”, destaca Bárbara Maciel, líder da Célula de Inovação na Softex.

Impacto e reconhecimento 

Desde o início da segunda edição, o impacto do IA² MCTI tem sido expressivo: o programa registrou um aumento de 42% na formalização de parcerias e 39% no volume de investimentos em pesquisa. Em média, cada projeto concretizou seis novas parcerias, e cerca de 32% avançaram em maturidade segundo o Índice CRISP-DM, um importante indicador de desenvolvimento para projetos de IA. O crescimento de 23,4% em produtos e serviços derivados das pesquisas do IA² MCTI é um avanço prático que está ajudando a transformar ideias científicas em soluções viáveis e de impacto social.

O Programa IA² MCTI é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação executada pela Softex com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (Setad), e recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Segundo Ricardo Osório, presidente do CNPq, “este programa é um exemplo de como políticas públicas bem estruturadas e geridas em parceria com o setor privado podem gerar resultados significativos, com benefícios que transcendem o setor e impactam a sociedade como um todo”.

“A seleção para o Congresso reforça o papel do IA² como catalisador de parcerias e motor de inovação aberta no Brasil. As atividades do programa estão mostrando, na prática, que a pesquisa científica pode ultrapassar os limites acadêmicos, avançar as tecnologias de IA no Brasil e transformar-se em negócios que beneficiem a sociedade”, conclui Bárbara Maciel.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

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