Pesquisar
Close this search box.

Projeto Ilíada será apresentado no Blockchain Rio Festival. Saiba como se inscrever na chamada pública

Para impulsionar o uso da tecnologia blockchain no país, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou o investiment de R$ 23 milhões no Projeto Ilíada. Ele será apresentado no dia 25 de julho, às 10h00, no Fórum BlockchainGov, organizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) durante o Blockchain Rio Festival. O painel “Financiamento público para o desenvolvimento de blockchain: MCTI e o caso do Projeto Ilíada” detalhará o projeto e a importância do aporte desses recursos.

Com duração até 25 de janeiro de 2026, o Projeto Ilíada faz parte dos Programas e Projetos Prioritários de Informática (PPI), que visam promover o desenvolvimento em ciência, tecnologia e inovação. O projeto é apoiado pelo MCTI com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991, no âmbito do PPI-SOFTEX, coordenado pela Softex.

Executado pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e o CPQD, em parceria com a Softex, o Projeto Ilíada prevê a criação de um observatório para monitorar iniciativas de desenvolvimento e adoção da tecnologia por setores como governo, academia e indústria. Também será implantado um testbed para experimentação em blockchain, um laboratório computacional multiusuário e distribuído para pesquisadores de universidades e empresas criarem redes blockchain baseadas em diferentes frameworks.

A blockchain registra e armazena transações entre usuários como um livro-caixa, protegendo informações pessoais e prevenindo fraudes. Sendo um banco de dados descentralizado, aumenta a segurança e dificulta invasões. Além disso, traz mais transparência, permitindo o rastreamento de atividades pelos usuários. Um exemplo de uso é a emissão da Carteira de Identidade Nacional pelo governo federal.

Usos da blockchain e inscrições – Uma chamada pública está aberta para buscar parceiros interessados em desenvolver estudos e pesquisas para a evolução de funcionalidades e tecnologias para testbeds de redes blockchain. Os grupos de trabalho selecionados prestarão serviço por um ano e elaborarão soluções para o desenvolvimento de novos produtos com a tecnologia. As propostas devem abordar ao menos um dos tópicos de interesse da RNP, como NFTs, segurança e privacidade em blockchains, algoritmos de consenso, automação e operação de redes blockchain, e aplicações descentralizadas. Os grupos devem ser coordenados por um pesquisador vinculado a uma instituição de ensino pública ou privada. As inscrições podem ser feitas aqui até o dia 25 de julho. Para conferir o edital completo, clique aqui.


Por Karen Kornilovicz

Agência Softex

Rolar para cima