O Ministério Público do Amazonas (MPAM) apresentou à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) dois projetos de inovação alinhados à modernização dos serviços públicos por meio da transformação digital. Participaram da reunião o Superintendente da Suframa, Bosco Saraiva; o Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; o Coordenador do Laboratório de Inovação do MPAM, o Promotor de Justiça André Lavareda; e representando a Venture Hub, Softex e Fundação Paulo Feitoza (FPFtech).
Denominados “Inovação 360 MP Amazonas” e “Datasphere MP Amazonas”, eles fazem parte da iniciativa MP Digital, que abrange aspectos como cultura de inovação, governança de dados, interoperabilidade de sistemas, experiência dos usuários, inteligência artificial, infraestrutura digital e cibersegurança.
“O objetivo é implementar projetos de inovação que tragam resultados concretos para a sociedade, contemplando diversas áreas, como políticas públicas, educação, saúde e segurança pública. Essas medidas possibilitarão ações preventivas e a cooperação com o Estado, municípios e prefeituras, desde a capital até o interior, em prol da dignidade do cidadão, conforme preconizado na Constituição Federal”, destacou o Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.
Na oportunidade, o Coordenador do Laboratório de Inovação do MPAM, André Lavareda, explicou que as ações são apoiadas por parceiros como a Venture Hub, Softex e Fundação Paulo Feitoza. “Os dois projetos, são iniciativas para promover a cultura de inovação e uso de dados no Ministério Público para melhorar processos e decisões”, disse.
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex com informações ASCOM MPAM