A Receita Digital, plataforma de prescrição médica acelerada pelo programa Conecta Startup Brasil, uma ação conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Softex e o parceiro executor, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi adquirida por R$ 5 milhões pelo marketplace Consulta Remédios, o maior marketplace de medicamentos do Brasil.
O objetivo do negócio é tornar totalmente digital a jornada de cuidados do paciente, desde a consulta, inclusive via telemedicina, passando pelo receituário digital até a aquisição dos medicamentos prescritos.
“A transformação digital na saúde apresenta ainda muitas barreiras e atritos trazidos do modelo analógico, como o desafio de transitar por sistemas que não se conversam. Com essa aquisição, o propósito é proporcionar ao paciente consulta, diagnóstico e tratamento medicamentoso de forma rápida e o mais integrada possível no ambiente da Consulta Remédios, garantindo assim uma experiência totalmente diferenciada, ágil e conectada, empoderando o usuário”, explica Ihvi Aidukaitis, fundadora da Receita Digital e Head de Produto na Consulta Remédios.
Para ela, o Conecta Startup Brasil teve papel preponderante no processo de construir e realizar a validação de seu MVP (Minimum Viable Product) ou Produto Mínimo Viável, uma das etapas mais críticas para qualquer startup. “Como o programa se dedicava a fomentar a inovação na raiz, acelerando startups early stage, como nós à época, ele foi fundamental financeiramente, além de proporcionar treinamento e acompanhamento próximo, com métricas e objetivos claros a serem alcançadas, que nos ajudaram a tirar a Receita Digital do papel e o transformá-la em um negócio de verdade”, relembra Ihvi.
O mercado de healthtechs é um dos mais promissores do ecossistema de inovação. Pesquisa da Sling Hub mostra que, em 2021, foram mapeadas 1158 empresas do segmento, ante 542 no ano passado. Essas startups movimentaram aproximadamente R$ 1,8 bilhão. Segundo a Organização Mundial da Saúde OMS, os gastos no setor da saúde já representam 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo.
“Esta aquisição comprova a importância de implementação de uma política pública capaz de apoiar as startups em estágio realmente inicial, de ideação mesmo, que acabam sendo esquecidas por ouros programas”, analisa Elisa Carlos, head de operações da Softex.
Agora com ainda mais musculatura, a Receita Digital planeja este ano dobrar de tamanho e concluir as entregas que vão proporcionar ao usuário – em qualquer plataforma, inclusive móvel – uma jornada ainda mais conectada e integrada.
O Conecta Startup Brasil é um programa de inovação aberta que já impactou mais de 34.000 pessoas em todo o país e que tem como objetivo fomentar projetos de inovação que tenham compatibilidade com o mercado e com grandes empresas. Ele se destaca frente a outras iniciativas por focar em startups em estágio inicial. Ao longo de seus 18 meses de execução, mapeou 327 desafios de mercado, conectou 36 empresas a 53 startups e gerou mais de 600 empregos diretos.