Pesquisar
Close this search box.

#RIW23: mesa redonda da Softex com SDW analisa as oportunidades e o impacto da Inovação Social no Brasil

Ao abordar uma série de desafios sociais e promover o desenvolvimento sustentável em diversas área, a inovação social tem desempenhado um papel significativo na mudança de realidades no Brasil.

E foi com o objetivo de analisar a importância do empreendedorismo social para a geração de negócios com impacto positivo que Caio Bastos, Líder de Novos Negócios & Parcerias na Softex, conversou com Anna Bezerra, Founder & CEO da SDW (Sustainable Development & Water For All), startup social que já desenvolveu cinco tecnologias para saneamento, na mesa redonda “Inovação Social: Como ela está mudando realidades pelo Brasil – Oportunidades e Cases de Sucesso como o da SDW” realizado no final da tarde desta terça-feira (4), no Rio Innovation Week.

Caio Bastos destacou que ao estimular a criatividade e o empreendedorismo social, a inovação social busca motivar indivíduos e organizações a encontrarem novas formas de resolver antigos problemas e impactar positivamente as comunidades em que eles atuam.

E apresentou o LISSoftex, um laboratório de inovação social que propõe um novo modelo de relacionamento entre as empresas doadoras e as iniciativas de impacto por meio do compartilhamento e da mitigação de riscos. Uma das ações do laboratório é a ferramenta de investimento combinado, na qual para cada real doado pela iniciativa privada, a Softex realiza um aporte econômico ou financeiro no mesmo montante.

“O LISSoftex está com sua primeira rodada de captação aberta para investimento no programa Ela Empoder@+ Amazônia e tem como público prioritário empresas de médio e grande porte que possuam estratégia de ESG e perfil engajado em ações com foco na geração de impacto positivo e sustentabilidade”, explicou.

“A participação dos jovens, seu entendimento sobre os desafios que precisam ser superados, as novas tecnologias e a inovação social têm um papel fundamental a desempenhar para levar o Brasil a um novo patamar e, assim, garantir um futuro mais inclusivo e igualitário para toda a sociedade”, disse Anna Beserra.

Acelerada na primeira edição do Conecta Startup Brasil, a SDW, em parceria com a Fundação Vale, realizou um projeto-piloto com o dispositivo Aqualuz, que torna a água própria para consumo utilizando apenas a radiação solar. A inciativa mobilizou dez famílias da comunidade de Vila Pindaré, no município de Buriticupu, distante cerca de 400 km da cidade de São Luis, no Estado do Maranhão.

O Aqualuz funciona assim: a água armazenada na cisterna é bombeada até o dispositivo e o tratamento acontece automaticamente. Um indicador sinaliza quando o processo está concluído. Por sua simplicidade no manuseio, na manutenção, pelo potencial de impacto positivo e transformador no meio ambiente, o Aqualuz foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mais de 25 mil pessoas já foram impactadas pelo Aqualuz e a meta da SDW é chegar a 1 milhão até 2025.

“Foi no âmbito do Conecta Startup Brasil que conseguimos estabelecer, construir e manter a conexão com a Vale que é, além de nossa parceira, também cliente”, destacou Anna Beserra.

O programa Conecta Startup Brasil é uma iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Softex, que executa o programa em parceria com o CNPq. Para mais informações, clique aqui

Caio Bastos, Líder de Novos Negócios & Parcerias na Softex, e Anna Bezerra, Founder & CEO da SDW
Rolar para cima