Sociedade 5.0: Estamos preparados?

Por Ruben Delgado, presidente da Softex

Definitivamente, o futuro é agora. Já estamos nele e temos que aceitá-lo: querendo ou não. Em uma rápida análise sobre a importância da tecnologia no desenvolvimento da sociedade, peço permissão para voltar –  apenas – dez anos no tempo,  para fazer um pequeno comparativo do que presenciamos quando o assunto é tecnologia.

Se antes era necessário ir a uma locadora para alugar filmes, hoje podemos assisti-los pelo streaming, por meio dos smartphones; os computadores estão cada vez mais velozes e inteligentes, guiados pela Inteligência Artificial; as redes sociais ditaram regras e mudanças de comportamento, e o comércio eletrônico facilitou a vida de quem não quer enfrentar filas nas grandes lojas e mercados.

Esses são apenas pequenos exemplos de que somos mais dependentes da tecnologia do que possamos imaginar. O mais interessante de tudo isso é que a sociedade vem evoluindo ao passo que a tecnologia evolui. Da sociedade 2.0,  onde entendemos sobre a emergência de uma nova sociabilidade; passando pela 3.0, a qual acompanhamos a aceleração das mudanças tecnológicas e sociais, chegamos na transição da sociedade 4.0 para a 5.0.

Para refrescar, ainda mais, a memória, a sociedade 4.0, concomitante à velocidade da evolução científica busca se adaptar às novas tecnologias disruptivas que surgem a cada momento. O que podemos afirmar é que as nações e sociedades que não se prepararam para esse novo momento de significativas mudanças terão dificuldades em competir diante dos desafios emergentes. Antes mesmo de “dominarmos” a sociedade 4.0 já estamos passando o bastão para a sociedade 5.0. Isso é possível? Já pertencemos a essa realidade.

A sociedade 5.0 chega com uma proposta capaz de desenvolver uma estrutura de organização social que se baseia em diversas tecnologias entre elas, o bem-estar das pessoas e suas necessidades. De mãos dadas com a tecnologia, serão aprimorados, ainda mais, a internet das coisas (IoT), Inteligência Artificial e tantos outros aparatos tecnológicos que serão muito bem-vindos.

Esse avanço para a sociedade é necessário, até mesmo porque vamos utilizar as ferramentas já existentes ao nosso favor. Aliás, esse novo mundo que se abre, certamente vai modificar, ainda mais, a forma que enxergamos a economia, os meios de consumo e a exploração dos recursos naturais. Em poucas palavras, a Sociedade 5.0 é uma evolução da anterior, que certamente vai  aprimorar o nosso aprendizado nesta nova era que se inicia.

Diante de tanta modernidade ao nosso dispor, a Softex entende que a inovação faz parte dessa nova sociedade. Somos parte de uma grande engrenagem e estamos conectados em um único ideal: promover a transformação digital em todo país. E você? Está preparado para esse novo mundo digital?