Pesquisar
Close this search box.

Softex Amazônia analisa o papel das tecnologias na transformação social na Expo Favela Innovation, em Manaus

Nos dias 3 e 4 de outubro, o Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, foi palco da Expo Favela Innovation, a maior feira de cultura, inovação e empreendedorismo realizada por comunidades do Brasil, promovida pela Central Única das Favelas (CUFA). O evento reuniu empreendedores, investidores e autoridades para promover iniciativas das favelas e fomentar oportunidades de negócios e parcerias estratégicas.

A cerimônia de abertura contou com a presença de Kaline Lima, presidente nacional da CUFA; Preto Zezé, cofundador da CUFA; Alexey Ribeiro e Fabiana Carioca, representantes da CUFA-AM; Phelippe Daou Jr., CEO da Rede Amazônica; e Kely Patrícia Silva, secretária de Assistência Social do Estado do Amazonas, representando o governador Wilson Lima.

Com o objetivo de dar visibilidade a empreendedores das comunidades e conectar suas iniciativas a investidores, a Expo Favela Innovation ofereceu uma programação robusta que incluiu palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches, mentorias, debates, além de manifestações culturais como shows, filmes e desfiles. Empresas e startups lideradas por moradores das favelas apresentaram soluções inovadoras e criativas ao longo dos dois dias do encontro.

A Softex Amazônia foi representada por sua coordenadora Emanuela Dias no painel “A Importância do Desenvolvimento de Tecnologias e Incentivo para as Periferias”. Ela compartilhou o palco com André Fabiano, presidente do Instituto Evereste; Elias Moraes, diretor-presidente da Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA); Lincoln Nunes, diretor-presidente da Processamento de Dados Amazonas (Prodam); e Marcus Bessa, cofundador do Impact Hub.

“Com o suporte adequado, os talentos e as iniciativas nascidos nas favelas têm o potencial de se destacar no mercado, gerando impacto econômico e social de grande alcance. A conexão entre investidores e empreendedores promovida por esse evento não apenas abre caminho para novas oportunidades, mas deixa claro que a inovação surge em todos os cantos da sociedade”, avalia Emanuela Dias, coordenadora da Softex Amazônia.

Telezé Especiarias, Japamalas Energia Amazônica, Graffiti Queens, Tribo do Kokedama, Val França Ecojoias da Amazônia, Fusão de Sabores Vine-Brasil, Yaci Muraki, Amazônida Tranças, NativoAM e Ateliê Derequine foram alguns dos 50 empreendedores de comunidades amazonenses que mostraram ao público suas criações e produtos, comprovando na prática que a inovação está presente com muita força na periferia.

Emanuela Dias, coordenadora da Softex Amazônia e
uma das palestrantes da Expo Favela Innovation Manaus

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Rolar para cima