Entre os dias 22 e 30 de abril de 2025, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) promoveu na capital amazonense uma programação especial voltada à integração e capacitação de servidores das unidades regionais do Acre, Rondônia, Roraima e Amapá. A iniciativa foi liderada pelo superintendente adjunto executivo, Luiz Frederico Oliveira de Aguiar, e reuniu 14 servidores deslocados de outras localidades.
A programação teve como foco o aprofundamento nas diretrizes da política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). No dia 29 de abril, ocorreu uma sessão especial com os coordenadores dos Programas Prioritários do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA). A Softex Amazônia, coordenadora do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI), esteve presente
Na oportunidade Emanuela Dias, coordenadora da Softex Amazônia, compartilhou critérios de seleção de projetos, oportunidades de atuação conjunta e casos práticos desenvolvidos em diferentes regiões. Nos últimos cinco anos, o PPEI mobilizou investimentos superiores a R$ 70 milhões, provenientes de 21 empresas beneficiadas pela Lei nº 8.387/1991, resultando em 44 projetos de PD&I realizados em quatro estados da região Norte. Ao todo, 258 startups foram atendidas, com a participação de 70 atores do ecossistema de inovação, impactando mais de 7,7 milhões de pessoas.
A atividade representou uma importante troca de experiências, ampliando o conhecimento dos servidores sobre os Programas Prioritários do CAPDA e fortalecendo os vínculos institucionais em favor da inovação e do desenvolvimento regional.
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex