A Softex Amazônia, coordenadora do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI), em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), anunciam a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para o desenvolvimento de inovações e a implantação de práticas inovadoras no âmbito do judiciário amazonense. A execução, ao longo dos próximos 12 meses, caberá ao Venture Hub Manaus.
“A iniciativa não apenas coloca o Amazonas na vanguarda da inovação dentro do judiciário brasileiro, mas também serve como um modelo a ser seguido por outras instituições no país”, destaca Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex, acrescentando que se trata um marco para o PPEI, que até então não havia firmado um ACT dessa magnitude.
Para Waldenir Vieira, Superintendente-Adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, “o projeto é um marco histórico que inclui o Ministério Público do Estado do Amazonas no ecossistema de inovação tecnológica. Estamos vendo de forma efetiva a política pública de PD&I.
O Projeto Inovação 360 MP Amazonas, que atuará como um pilar central dessa parceria, se desdobra em cinco objetivos específicos que visam transformar o ambiente institucional do MPAM:
1. Capacitação em metodologias de inovação: a Softex Amazônia proporcionará treinamentos para os colaboradores do MPAM em metodologias como design thinking, lean startup e agile. Esses conhecimentos serão aplicados na resolução de problemas e na melhoria dos processos internos da instituição.
2. Identificação e priorização de desafios internos: por meio de técnicas avançadas de mapeamento, entrevistas e workshops, serão identificados e priorizados os principais desafios internos do MPAM. A priorização será baseada em critérios como impacto, viabilidade e urgência.
3. Mapeamento de soluções inovadoras: para os desafios identificados, o projeto criará e testará soluções inovadoras utilizando abordagens ágeis e centradas no usuário, assegurando que as soluções sejam tanto eficientes quanto eficazes.
4. Estímulo à mentalidade de inovação contínua: o projeto também visa promover uma cultura organizacional que valorize e incentive a inovação contínua, mediante campanhas de comunicação e reconhecimento de iniciativas inovadoras.
5. Implementação de uma estrutura de governança: será estabelecida uma estrutura de governança que garantirá a sustentação e a continuidade da cultura de inovação no MPAM, integrando essas iniciativas no planejamento estratégico da instituição.
Com a execução do Projeto Inovação 360, espera-se que o Ministério Público do Estado do Amazonas possa aprimorar significativamente sua capacidade de serviço, beneficiando diretamente a população e contribuindo para o fortalecimento da Justiça no Brasil.