Por Karen Kornilovicz
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) promove nesta sexta-feira (24), no Centro de Convenções do Amazonas, a 308ª edição da Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa – CAS, sob a presidência do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. Esta é a primeira reunião deste ano e tem um caráter especial já que celebrará o aniversário de 56 anos da SUFRAMA e do modelo Zona Franca de Manaus. O CAS tem como finalidade definir diretrizes, planos, programas, projetos e ações a serem desenvolvidos na área de atuação da Superintendência da Zona Franca de Manaus.
A Softex Amazônia marca presença no encontro com um estande no espaço de exposições que reunirá 22 empresas e instituições de Ciência e Tecnologia regionais que apresentarão aos conselheiros do CAS, autoridades e demais convidados, o mix diversificado e qualitativo da produção do Polo Industrial de Manaus, bem como as experiências positivas e as potencialidades ligadas a projetos do ecossistema de inovação da ZFM.
“Destacaremos o sucesso de nossa chamada de Capacitação que viabilizou o treinamento de 1.700 pessoas em cada um dos estados da Amazônia Ocidental, integrada por Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá. É fundamental trabalharmos no desenvolvimento de recursos humanos qualificados para apoiar e fazer crescer o ecossistema local, contribuindo assim para o seu desenvolvimento econômico e social”, explica Vernaschi, coordenador da Softex Amazônia.
A Softex executa o Programa Prioritário de Empreendedorismo Inovador (PPEI) na Amazônia, desenvolvido em parceria com a SUFRAMA. Por meio do PPEI, as empresas beneficiadas pela Lei de Informática na Zona Franca de Manaus e na Amazônia Ocidental poderão quitar de forma segura e sem complicações a obrigação legal de investir, no mínimo, 5% de seu faturamento bruto em P&D e ainda participar ativamente do desenvolvimento de projetos personalizados beneficiando o ecossistema local.
“Esse encontro acontece em um momento muito importante – de fechamento de ano fiscal das empresas – que podem realizar aportes no PPEI, um instrumento que tem colaborado em muito para estimular a transformação econômica e digital da Amazônia Ocidental”, complementa Vernaschi.
A expectativa dos organizadores é de que a 308ª Reunião do CAS receba uma pauta de 44 projetos industriais e de serviços – totalizando aproximadamente R$ 1,5 bilhão em novos investimentos e a geração de aproximadamente dois mil empregos – bem como fomente discussões e anúncios representativos para o modelo Zona Franca de Manaus.