Softex Amazônia participa das comemorações pelos 58 anos da Suframa

A Softex Amazônia, representada por sua coordenadora, Emanuela Dias, participou na última terça-feira, 15 de abril, da Sessão Especial realizada no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) que celebrou os 58 anos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

A entidade é parceira da autarquia na coordenação do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI), iniciativa voltada à promoção de atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com recursos oriundos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus (Lei nº 8.387/1991).

“Esta cerimônia reafirma o papel estratégico da Suframa não apenas como gestora de incentivos, mas como promotora de um modelo de desenvolvimento que alia crescimento econômico, inclusão social e conservação ambiental. Uma missão que deve continuar guiando as ações da Autarquia nos próximos anos”, disse o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.

Criada pelo Decreto-Lei nº 288, de 28 de fevereiro de 1967, a Suframa é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Desde sua criação, a Suframa tem atuado no desenvolvimento regional da Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima) e do Estado do Amapá.

Nos últimos cinco anos, o PPEI Softex mobilizou 21 empresas incentivadas pela referida legislação, que destinaram mais de R$ 70 milhões a projetos de inovação. Foram executadas 44 iniciativas em quatro regiões, com atendimento a 258 startups, participação de 70 atores do ecossistema de inovação e impacto estimado em mais de 7,7 milhões de pessoas.

“A parceria entre a Softex Amazônia e a Suframa fortalece a integração entre política pública e inovação, ampliando o alcance de iniciativas como o PPEI em um momento em que a autarquia consolida 58 anos de contribuição ao desenvolvimento da região amazônica”, avalia Ruben Delgado, presidente da Softex.

A Zona Franca de Manaus foi inicialmente concebida como um porto livre destinado ao armazenamento, beneficiamento e retirada de produtos estrangeiros. Com o tempo, teve sua relevância ampliada e seus incentivos fiscais prorrogados, com vigência atualmente prevista até 2073.

Entre as metas da Suframa para os próximos anos estão a modernização das empresas com foco na Indústria 4.0, a disseminação dos institutos de pesquisa e inovação, o fortalecimento do Polo Industrial de Manaus (PIM) e ações voltadas à regularização fundiária nos distritos industriais e agropecuários da autarquia.

Emanuela Dias ao lado do superintendente adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; do superintendente adjunto de Projetos, Leopoldo Augusto Melo; e da procuradora da Suframa, Diana Azin

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex, com informações ASCOM Suframa

plugins premium WordPress
Rolar para cima