Softex Amazônia realiza visitas técnicas a instituições de ensino em Roraima para acompanhar projetos apoiados

No último dia 4 de abril, a coordenadora da Softex Amazônia, Emanuela Dias, acompanhada por representantes do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CITS) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), realizou uma agenda de visitas técnicas em instituições de ensino superior no estado de Roraima.

“O principal propósito foi realizar o acompanhamento técnico dos projetos apoiados, avaliando de forma criteriosa a aplicação dos recursos destinados e os resultados alcançados”, explica Emanuela Dias, coordenadora da Softex Amazônia.

A Softex Amazônia é a coordenadora do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI), uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que tem como objetivo impulsionar a inovação, fortalecer o ecossistema empreendedor da Região Norte e fomentar o desenvolvimento de startups e projetos de base tecnológica por meio do uso de recursos incentivados da Lei de Informática.

Pela manhã, o grupo esteve no Instituto Federal de Roraima (IFRR), onde foi apresentado o projeto do Curso FIC de Coleta e Processamento de Amostras Biológicas, iniciativa viabilizada por meio de investimentos da Softex. Durante a visita, os representantes puderam conhecer o laboratório estruturado com os recursos aplicados, além de visitar a infraestrutura da instituição. A equipe do IFRR destacou os resultados já alcançados com a iniciativa e manifestou interesse em ampliar a parceria com a Softex.

No período da tarde, a comitiva foi recebida pela Pró-Reitoria da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A programação incluiu uma série de visitas técnicas a projetos estratégicos executados pela universidade, com foco na aplicação de tecnologias digitais na área da saúde. Entre os destaques apresentados estavam o Curso de Inteligência Artificial Aplicada aos Serviços da Saúde, o projeto de Data Science Aplicado à Saúde, a solução CloudSaúde e a iniciativa Maloca das iCoisas. A equipe também conheceu o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da UFRR, espaço dedicado à pesquisa aplicada e ao fomento da cultura de inovação no estado.

Nos últimos cinco anos, o PPEI da Softex mobilizou 21 empresas beneficiadas pela Lei 8.387/1991, que investiram mais de R$ 70 milhões em iniciativas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Foram realizados 44 projetos em 4 regiões, atendendo 258 startups da região, envolvendo 70 atores do ecossistema de inovação e impactando mais de 7,7 milhões de pessoas.

Visita ao Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da UFRR

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

plugins premium WordPress