O Hub Salvador, um dos principais centros de inovação e empreendedorismo da Bahia e mantido pela Prefeitura de Salvador no bairro do Comércio, está concluindo a fase final do 1º Ciclo de Aceleração 2024/2025. O programa, que fortalece startups e empresas inovadoras, conta com o apoio da Softex, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (CEPEDI Ilhéus) e da Inventivos, plataforma que fomenta o crescimento de negócios da nova economia, e recebe acompanhamento da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit).
As 10 startups selecionadas nesta edição – Clube Tona, EQWETI, Trazfavela, Acelera ESG, 4urdefense, DGTAX, WasteZero, DROME, Expertize e ÓiaFia – estão na reta final do programa e se preparam para o demoday, previsto para ocorrer na primeira quinzena de março. Nessa etapa, os empreendedores terão a oportunidade de apresentar seus projetos a investidores e empresas parceiras em busca de novas conexões e oportunidades de negócio.
Além do ciclo atual, o Hub anunciará, em março, um novo edital para a seleção das startups que participarão do 2º Ciclo de Aceleração 2025. Essa etapa contará com a parceria da Wayra, o hub de inovação da Vivo – Telefônica Brasil, um dos maiores da Europa e da América Latina.
“O Hub Salvador continuará promovendo a integração entre universidades, empresas, governos, ICTs, investidores, startups e agências de fomento, em um ambiente com infraestrutura para tecnologia e negócios, fomentando a inovação e o empreendedorismo”, afirma Antônio Rocha, coordenador executivo do Hub Salvador.
Impacto e resultados do programa
Para os participantes, o programa tem sido um diferencial na trajetória de crescimento das startups. As mentorias do Programa Shapers, uma das iniciativas do Hub, foram apontadas como um dos maiores destaques da aceleração.
“Os mentores não apenas compreendem nossos desafios, mas também se aprofundam neles, oferecendo direcionamento personalizado e aplicável à nossa realidade”, destaca Isaias Silva, fundador da WasteZero, startup voltada para a redução do desperdício de alimentos.
A WasteZero, que conecta lojistas e consumidores para a venda de produtos próximos da validade, fora do padrão estético ou com pequenas avarias, viu sua estratégia comercial e tecnológica amadurecer ao longo do programa. “O suporte do Hub ajudou a refinar nosso modelo de negócios, fortalecer nossa rede de parceiros e ampliar nossa base de clientes. Essa troca de experiências tem sido fundamental para nosso crescimento”, completa Silva.
Com a aproximação do demoday e o lançamento do novo edital, o Hub Salvador reafirma seu compromisso com o fortalecimento do ecossistema de inovação na Bahia, impulsionando startups e conectando empreendedores a oportunidades estratégicas para o desenvolvimento de soluções inovadoras.
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex
* Com informações Agência de Notícias de Salvador