Pesquisar
Close this search box.

Softex chega à região Norte e anuncia o INDT como seu novo Agente Regional

Sistema Softex passa a contar com 23 Agentes Regionais distribuídos por 14 Estados brasileiros

A Softex anuncia a expansão de sua presença geográfica para a região Norte do país com o credenciamento do INDT – Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que atua em cooperação com empresas, governos, universidades e outros centros no Brasil e também no exterior, como seu Agente Regional em Manaus.

O Sistema Softex passa a contar com uma rede de 23 Agentes Regionais distribuídos por 14 estados brasileiros prestando apoio e orientação local às empresas de software e serviços de TI desde a sua preparação para o ingresso no mercado até o auxílio para exportação, internacionalização, obtenção de recursos financeiros e acesso a informações de inteligência de mercado. Os Agentes Regionais representam localmente a entidade e trabalham em articulação com a iniciativa privada e com os governos estaduais e municipais, contando ainda com o suporte de centros acadêmicos e de instituições de fomento.

“Como parte da estratégia de conferir mais competitividade e musculatura às empresas nacionais, sentíamos a necessidade de expandir a nossa atuação para a região Norte e isso só foi possível graças à forte sinergia com o INDT, que incorpora ainda mais valor à nossa rede por sua tradição no desenvolvimento de projetos de P&D. A zona franca de Manaus colaborou para a criação de um ecossistema inovador e estimulou o desenvolvimento de novas tecnologias. As empresas locais poderão agora se beneficiar de nossos programas e seguiremos fomentando o estímulo à criação de novas empresas de base tecnológica”, destaca Fabian Petrait, vice-presidente de administração e finanças (CFO) da Softex, lembrando que segundo o Índice de Cidades Empreendedoras 2014 (ICE) da Endeavor, Manaus ocupa a décima posição entre as 14 cidades mais empreendedoras do país.

Dentro desse projeto de desembarque no Norte do país, a Softex iniciou no ano passado uma série de ações de aproximação com os governos estaduais da região, com a academia e entidades locais, tendo inclusive firmado um protocolo de intenções com governo do estado visando à realização de ações estratégicas para a promoção comercial e fomento à economia digital.

A parceria prevê, entre outras iniciativas, a realização de ações estratégicas de estímulo e retenção de profissionais de TI, estímulo à disseminação da língua inglesa para os programadores, promoção do empreendedorismo e apoio à inovação, aproveitando, inclusive, a expertise do INDT.

“Nosso histórico local nos permitiu construir uma ótima relação com a comunidade desenvolvedora e considero isso um de nossos maiores ativos. O ambiente empreendedor e de inovação de Manaus é bastante vibrante, com um grande número de indústrias atraídas pela zona franca e muitas startups. Entretanto, é uma região que se ressentia da falta de apoio de programas como os desenvolvidos pela Softex. Paralelamente à vocação manufatureira que se estabeleceu na região, acreditamos que é possível também agregar ainda mais valor, transformando-a em um polo de alta tecnologia e inovação. Por isso é tão importante para nós poder atuar como um Agente Regional da entidade”, analisa Geraldo Feitoza, presidente do INDT.

Fundado em 2001 e com unidades em Manaus e Brasília, o INDT é um centro de P&D privado e independente que desenvolve soluções em design, hardware, software, conectividade e gestão ágil de projetos por meio da contratação direta para os setores bancário, eletrônicos de consumo, logística, manufatura, varejo, telecom e utilities. O Instituto também possui laboratórios exclusivos na América Latina com equipamentos direcionados para pesquisa e desenvolvimento em telecomunicações, hardware experiência do usuário, imagem, validação e cloud & big data.

Contabilizando mais de 2 milhões de habitantes, a capital do estado do Amazonas é o principal centro financeiro, corporativo e econômico da Região Norte do Brasil, possuindo atualmente 378 empresas de TIC que empregam cerca de 2.950 pessoas. “Apesar de ainda contar com uma participação modesta no número de empregos no estado, os setores de serviços de tecnologia da informação têm apresentado um acentuado crescimento, tanto na evolução do número de empresas como de empregos, e a parceria com a Softex pode nos ajudar a acelerar esse processo”, conclui Geraldo Feitoza.

A Softex continua trabalhando na expansão de sua capilaridade e expansão para as regiões Sul e Nordeste, preferencialmente em Estados que ainda não contam com a presença de representantes da entidade.

Rolar para cima