Softex destaca a importância da inovação colaborativa em painel do Consecti 2025

O segundo dia da Reunião do Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), realizado nesta sexta-feira, 10 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR), foi aberto com o painel “Como a Embrapii e a Softex impulsionam a inovação nos estados e no Distrito Federal”, e reuniu importantes lideranças do ecossistema nacional de TICs.

O debate contou com a participação de Christian Tadeu, presidente da Softex; Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex; Álvaro Toubes Prata, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); e Gesil Sampaio Amarante, professor titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Durante o encontro, os painelistas apresentaram as estratégias e resultados das duas instituições no apoio a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em todo o país e no Distrito Federal. O foco foi demonstrar como a parceria entre governo, academia e setor produtivo tem se traduzido em soluções tecnológicas de alto impacto, capazes de fortalecer economias regionais e ampliar a competitividade da indústria nacional.

O presidente da Softex, Christian Tadeu destacou o papel da entidade na consolidação de uma política nacional de inovação baseada na cooperação entre estados e no estímulo à transformação digital. Segundo ele, as iniciativas coordenadas pela Softex têm permitido que empresas emergentes e governos locais acelerem sua maturidade tecnológica, ampliando o alcance das políticas públicas de inovação.

Já Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex, reforçou a importância de uma atuação descentralizada e colaborativa: “A inovação nasce da diversidade e da conexão entre diferentes ecossistemas. Nosso papel é transformar boas ideias em resultados concretos para a sociedade, estimulando o empreendedorismo tecnológico em todas as regiões do país”, afirmou.

Durante a solenidade abertura, o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, defendeu o fortalecimento da integração entre os estados e o governo federal, enquanto o presidente do Consecti, Silvio Romero Bulhões Azevedo, enfatizou o papel do conselho como elo de articulação entre as esferas nacional e estadual de CTI.

O evento, que reúne representantes de 17 estados e conta com o apoio do Governo do Paraná e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), será encerrado com uma visita técnica ao Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark), em Toledo (PR). Os participantes conhecerão a infraestrutura da instituição credenciada ao Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação (Separtec), incluindo laboratórios de pesquisa e a Queijaria Flor da Terra, produtora do premiado queijo Passionata, considerado o melhor da América Latina — um exemplo de como a ciência e a inovação podem transformar setores tradicionais e gerar valor para o desenvolvimento regional.

Por Karen Kornilovicz, com informações ASCOM Governo do Paraná
Agência Softex

plugins premium WordPress
Rolar para cima