Softex e Huwaei disponibilizam gratuitamente white papers sobre IA e tecnologia 5G

Já estão disponíveis para download os white papers “IA Brasil” e “Desenvolvimento de Talentos Pan-Indústria 5G+ Brasil” elaborados em conjunto pela Softex e pela Huwaei.

O “IA Brasil” faz um importante alerta: a capacidade de camada básica de IA no Brasil precisa ser aprimorada. O cluster de infraestrutura de IA – que consiste em chips, servidores e infraestrutura de rede – deve ser construído e desenvolvido para que essa tecnologia possa efetivamente trabalhar em prol do desenvolvimento e da transformação do país.

O estudo também trata do atual cenário e das tendências de uso de inteligência artificial no futuro tanto no Brasil como no mundo, arquiteturas e tecnologias-chave para suportar a IA no país e um panorama sobre a estratégia brasileira de desenvolvimento de inteligência artificial, propondo, inclusive alternativas e um plano de fases para elevar seu emprego no Brasil até 2025 em prol do cidadão, do setor industrial e das cidades inteligentes de forma que as empresas possam se adaptar a esse novo cenário.

Já o white paper “Desenvolvimento de Talentos Pan-Indústria 5G+ Brasil” aborda os desafios que o Brasil enfrentará a partir da entrada em operação dos serviços 5G em diversos setores, as competências nacionais, as necessárias atualizações da estrutura organizacional das empresas e as habilidades fundamentais para que o país possa surfar essa nova corrida tecnológica.

O documento destaca, ainda, algumas áreas-chave relativas ao desenvolvimento de talentos 5G e ressalta que essa tecnologia tem permitido a convergência OT + TIC, interconectando sistemas de plataforma da indústria e das operadoras para formar um “Modelo de Plataforma Descentralizada de Serviço” que está impactando e promovendo mudanças nas operações, na organização, bem como nos requisitos de habilidade, funções e tipos de talentos das empresas.

Para acessar gratuitamente a íntegra dos dois conteúdos acesse https://softex.br/estudoshuaweiesoftex/