Pesquisar
Close this search box.

Softex marca presença na IX edição do Fórum de Desenvolvimento da ABDE

Na manhã desta quarta-feira (3), ocorreu o IX Fórum de Desenvolvimento da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), no Royal Tulip, em Brasília. Com o tema “Reforma Tributária e Reformas Econômicas: Desafios e Oportunidades para o Financiamento ao Desenvolvimento no Brasil”, o evento reuniu representantes do poder público, entidades do setor econômico e tecnológico.

As participações de Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e Celso Pansera, presidente da ABDE e da Finep, reforçaram a importância do evento. Além deles, o presidente da Softex, Ruben Delgado, também esteve presente. O fórum contou ainda com a presença dos deputados federais Vitor Lippi, Luiz Carlos Hauly e Luiza Canziani.

Um dos temas de destaque foi a Reforma Tributária, com ênfase na proposta de implementação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA). O deputado Vitor Lippi destacou que produzir no Brasil custa 20% mais caro devido à burocracia excessiva. Segundo ele, a média de impostos pagos por empresas no país é de 40%, enquanto a média mundial é de 20%. Essa diferença encarece os produtos nacionais.

Durante sua fala, o presidente da Softex, Ruben Delgado, enfatizou a importância de tratar a ciência, tecnologia e inovação de forma diferenciada dos demais setores produtivos, devido à sua transversalidade e ao seu papel fundamental para fortalecer a competitividade do país.

O IVA é um imposto que incide sobre o valor adicionado em cada etapa da produção e comercialização de bens e serviços. Sua implementação no Brasil poderia desburocratizar o sistema tributário, simplificando o recolhimento de impostos e reduzindo a carga tributária sobre as empresas. Isso teria um impacto significativo na economia, tornando-a mais competitiva e atraindo investimentos.

O IX Fórum de Desenvolvimento da ABDE abordou um tema crucial para o país, discutindo a Reforma Tributária e as oportunidades que o IVA pode trazer para a economia brasileira. A presença de representantes do poder público, entidades do setor econômico e tecnológico evidenciou a importância do evento na busca por soluções para impulsionar o desenvolvimento do país.

Por Fabrício Lourenço
Agência Softex

Rolar para cima