Pesquisar
Close this search box.

Softex participa da aula inaugural do Capacita Brasil no Ceará

Crédito Imagem: Carlos Gibaja

Nesta sexta-feira, 19 de julho, ocorreu a aula inaugural para os 4,6 mil estudantes selecionados para a primeira etapa do Programa Residência em TIC 20, também conhecido como Capacita Brasil no Estado do Ceará. Ela foi ministrada por Éder Furtado, líder do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell em Fortaleza (LEAD) e transmitida ao vivo para os alunos do interior do estado. As demais vagas, totalizando 7.400, serão ofertadas em 2025.

Participaram da solenidade Inácio Arruda, Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) representando a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o governador do Estado, Elmano de Freitas; Jade Romero, vice-governadora do Ceará e secretária das Mulheres; a titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro; o presidente da Softex, Ruben Delgado; além de outras autoridades e de representantes das instituições parceiras.

Para o governador, a iniciativa contribui na inclusão da juventude que pode impactar positivamente suas comunidades e impulsionar a inovação no Ceará. “Nós acreditamos que isso é um vetor fundamental para o desenvolvimento econômico, social e cultural do nosso povo. As oportunidades vão surgir para nossos jovens, e eles estarão preparados para elas”, afirmou.

O secretário Inácio Arruda lembrou que o objetivo é que a capacitação dos jovens seja levada a todos os municípios cearenses. “Trata-se de um mecanismo de distribuição de riqueza”, lembrou.

Já Ruben Delgado, presidente da Softex, ressaltou a vitalidade do ecossistema de TI cearense e chamou a atenção para a importância da formação profissional neste segmento. “Diante do cenário de apagão mundial de profissionais de TI, é crucial lembrar que a economia global hoje está diretamente atrelada à tecnologia da informação, exigindo cada vez mais a produção de software de qualidade”, destacou.

O Capacita Brasil é um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizado no âmbito do Programa MCTI Futuro, coordenado pela Softex e executado no Ceará em parceria com o IFCE, a UECE e o Instituto Atlântico, com apoio da Secitece.

Os cursos oferecidos aos alunos incluem Infraestrutura de Redes 5G, Programação iOS e Computação em Nuvem pelo IFCE, além das Trilhas de Ciência de Dados e Full Stack, ministradas pela UECE e pelo Instituto Atlântico. O público-alvo do programa são estudantes do ensino médio (regular, integral e profissionalizante), técnico subsequente, recém-formados no ensino médio (até três anos) e do ensino superior.

Nesta etapa do Capacita Brasil no Ceará, também participam a Secretaria da Educação (Seduc), a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), a Secretaria do Trabalho (STE), a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), a UFC, o Iracema Digital, o Sebrae, a FIEC/Senai e a Fecomércio/Senac.

A certificação dos cursos será realizada como um projeto de extensão das Instituições de Ensino Superior (IES) participantes. No último trimestre do programa, os estudantes aplicarão os conhecimentos adquiridos em uma imersão nas empresas parceiras.

Crédito Imagem: Carlos Gibaja

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Rolar para cima