Softex participa da Caravana da Ciência do MCTI no Ceará

A cidade de Fortaleza recebeu nesta sexta-feira, 22 de agosto, a Caravana da Ciência, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que marca as celebrações dos 40 anos da pasta.

O Ceará é o quinto estado a sediar o evento, que contou com as participações da ministra Luciana Santos; do Governador Elmano de Freitas; do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda; além de dirigentes da Softex, de lideranças do setor e autoridades.

A Softex, uma das principais operadoras do Programa Prioritário em Informática (PPI), atua desde 1996 na formação de talentos, no fortalecimento de instituições de pesquisa e no estímulo à inovação tecnológica no país. Esse trabalho está diretamente ligado à Lei de TICs, principal política industrial voltada ao setor de hardware e software no Brasil.

Atualizada pela Lei nº 14.968/2024, ela se tornou ainda mais atrativa ao ampliar para 17% o crédito financeiro destinado a empresas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, medida que fortalece ecossistemas locais de inovação. No Ceará, embora apenas cinco empresas estejam habilitadas, a presença de diversas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) credenciadas ao CATI cria condições favoráveis para uma expansão consistente.

No Estado, já foram mapeados 32 projetos ligados ao PPI Softex, entre os quais se destacam o CI Inovador e o CI Expert (Residências em Microeletrônica), o Capacita Brasil (Residência em TIC 20), a Capacitação de Pessoas com Deficiência em Informática e o EmbarcaTech (Residência em TIC 37). Deste total, 19 projetos já foram concluídos ou estão em execução e outros 13 estão em análise, com a participação direta de cinco ICTs executoras: Universidade Estadual do Ceará (UECE), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Atlântico e iRede.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

plugins premium WordPress
Rolar para cima