Rayanny Nunes, Coordenadora de Inteligência e Design de Soluções da Softex, participou no quarto e último dia do Web Summit Rio 2025 — o maior evento de tecnologia e inovação da América Latina — da trilha Crescer do Mentor Hours, iniciativa que promove conexões estratégicas entre startups em expansão e especialistas do setor em encontros com 45 minutos duração.
Na ocasião, Rayanny mentorou duas startups. A primeira foi a curitibana e.feito Social, que facilita a destinação do Imposto de Renda para projetos sociais, culturais e esportivos, conectando contribuintes a iniciativas de impacto social alinhadas a estratégias de ESG.
“Em 2025, a agenda ESG no Brasil tende a se fortalecer ainda mais, com a expectativa de que as empresas se tornem cada vez mais conscientes e comprometidas com a sustentabilidade, questões sociais e práticas de governança. Esse movimento deve impulsionar o crescimento de startups de impacto social, como a e.feito Social”, avalia Rayanny Nunes, destacando que alguns dos estagiários da startup foram recrutados por meio de um programa da Softex vinculado ao PPI (Programa Prioritário Nacional de Inovação).
A segunda foi a Where to Go, o primeiro aplicativo online voltado a encontrar rolês em São Paulo. A plataforma permite descobrir bares, restaurantes, cafeterias e eventos na cidade, tudo na palma da mão — com funcionalidades para favoritar locais e compartilhar experiências com amigos.
“Aplicativos que priorizam a experiência personalizada do usuário têm grande potencial de crescimento em metrópoles como São Paulo, onde a demanda por conveniência e descoberta de novos locais é constante”, destaca a especialista da Softex.
A mentoria oferece uma perspectiva externa e imparcial, contribuindo para a identificação de oportunidades e oferecendo orientação estratégica aos empreendedores. Nos últimos 28 anos, os programas desenvolvidos e executados pela Softex já mobilizaram mais de 6 mil startups.
“Empreender no Brasil é desafiador, mas também repleto de potencial transformador. Nesse contexto, a mentoria se torna um pilar estratégico ao conectar visão com execução, evitar erros custosos e acelerar decisões mais inteligentes. A Softex desempenha um papel essencial ao atuar como ponte entre conhecimento, rede de inovação e mercado, ajudando empreendedores a validar ideias e escalar negócios com propósito e impacto. Apoiar startups vai além de fomentar tecnologia — é fortalecer o ecossistema nacional de inovação e abrir espaço para soluções que geram valor real para o país”, conclui Rayanny Nunes.
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex