As boas práticas recomendadas para as empresas de tecnologia identificarem e adotarem ações de ESG em suas rotinas são o tema central do quarto caderno da série Observando “ESG no Mercado de Tecnologia”.
Elaborado pelos pesquisadores do Observatório Softex, unidade de estudos e pesquisas da entidade, o material tem como objetivo auxiliar as organizações de TIC a estarem mais bem posicionadas para enfrentar os desafios futuros, cumprir com as regulações e atender às expectativas de seus stakeholders, contribuindo assim para um mercado mais sustentável e ético.
A jornada ESG compreende níveis diferentes de maturidade e pode ser iniciada com a técnica 3D (Diagnosticar, Definir, Desenvolver). Esta técnica é um ponto de partida para as empresas que desejam embarcar na jornada ESG, fornecendo uma estrutura clara para diagnosticar a situação atual, definir objetivos e desenvolver estratégias eficazes.
O estudo descreve os cinco graus de maturidade das empresas em relação à ESG: Elementar, Não Integrado, Gerencial, Estratégico e Transformador.Cada nível pode ser adaptado às iniciativas de ESG e sustentabilidade, fornecendo um roadmap claro para que as empresas identifiquem seu grau atual de maturidade e planejem os próximos passos. O objetivo é guiar as empresas desde o estágio inicial até a transformação completa, onde ESG está enraizado na estratégia central da organização.
Para empresas que já possuem um alto grau de maturidade em sustentabilidade, o estudo sugere práticas avançadas, incluindo um roadmap de sustentabilidade. Além disso, apresenta os principais padrões e critérios ESG aplicáveis ao setor de TIC, focando na relevância e adaptação às necessidades específicas das empresas.
O caderno também propõe métricas específicas para avaliar as três dimensões ESG em empresas de TIC e destaca as principais tendências de mercado relacionadas a ESG e sustentabilidade. Entre as tendências, estão novas regulações, transparência em relatórios, tecnologias sustentáveis, cadeia de valor responsável, economia circular, diversidade, equidade e inclusão (DE&I), energias renováveis e metas de emissão de gases poluentes.
O caderno “ESG no Mercado de Tecnologia” é uma ferramenta valiosa para empresas de TIC que buscam alinhar suas práticas com as melhores práticas globais em ESG. Através de diretrizes claras, métricas específicas e insights de mercado, o estudo ajuda as organizações a navegarem pela complexidade da sustentabilidade e a integrar práticas responsáveis em suas operações diárias.
Confira alguns dos insights:
- Empresas com melhor desempenho em ESG publicam seus relatórios anuais ou de sustentabilidade até o 1º semestre do ano seguinte.
- Em 2023, 76% das empresas divulgaram informações ESG, representando um aumento de 12% em relação a 2022.
- O crescimento rápido do ESG é impulsionado por regulamentação, pressão social e influência no valor corporativo.
- Tecnologias sustentáveis estão entre as 10 tendências globais de negócios para os próximos 3 anos, segundo Gartner.
Para baixar gratuitamente o conteúdo completo do quarto caderno da série “ESG no Mercado de Tecnologia” clique aqui.
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex