Pesquisar
Close this search box.

Softex, Suframa e instituições do Capda reúnem-se em Manaus

Tendo por objetivo principal atualizar diretrizes e adequar os planos de trabalhos vigentes, bem como promover um alinhamento e uma maior integração em prol do fortalecimento do ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Amazônia Ocidental e Amapá, equipes da Softex e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), além de técnicos da Autarquia e representantes das instituições coordenadoras dos programas prioritários habilitados junto ao Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (Capda), reuniram-se na última quarta-feira (9), em Manaus, para mais uma reunião de trabalho.

De acordo com o superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Manoel Fernandes Amaral Filho, “foram discutidos diversos aspectos técnicos a fim de verificar de que forma podemos trazer melhorias em todo o processo e dar maior efetividade e profundidade nos resultados do trabalho conjunto que será realizado nos próximos anos. Para a Suframa, é de suma importância que todos os atores estejam próximos e cientes dos nossos desafios de trazer cada vez mais desenvolvimento e impactos positivos para toda nossa área de abrangência”.

“Foi um encontro muito importante para efetuarmos uma revisão estratégica do PPEI para, sem alterar o ofício, aumentar o seu alcance na região da Amazônia Ocidental e também social”, destaca Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex.

A região de atuação da SUFRAMA, que inclui os estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia, possui um ambiente de forte potencialidade industrial, viabilizando investimentos em programas de inovação capazes de aproveitar recursos humanos qualificados e de incrementar a competitividade da produção local, contribuindo assim para o seu desenvolvimento econômico e social.

Por meio do PPEI, as empresas beneficiadas pela Lei de Informática na Zona Franca de Manaus e na Amazônia Ocidental poderão quitar de forma segura e sem complicações a obrigação legal de investir, no mínimo, 5% de seu faturamento bruto em P&D e ainda participar ativamente do desenvolvimento de projetos personalizados beneficiando o ecossistema local.

Os objetivos do PPEI incluem o estímulo à cultura e à capacitação empreendedora na Amazônia Ocidental e Amapá, o desenvolvimento de competências e habilidades em gestão de negócios inovadores, a preparação de aceleradoras e incubadoras, formação de talentos e o incentivo a investimentos em negócios digitais e startups.

Uma nova reunião entre as equipes da Softex e da SUFRAMA já está agendada para o próximo mês de abril no CAS Amapá.

* O PPEI é uma iniciativa do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia, inserido na área de P&D da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), ligada ao ministério da Economia. Responsável pelas políticas de fortalecimento do Polo Industrial de Manaus (PIM) e de estímulo ao desenvolvimento de sua área de atuação, a SUFRAMA identifica potencialidades regionais e cria condições para transformá-las em oportunidades de negócios.

 

Rolar para cima