A Super NINA, startup brasileira em aceleração pelo Programa IA² MCTI, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) executada pela Softex — conquistou o Prêmio “Rumbo a la Equidad”, um dos principais reconhecimentos internacionais em mobilidade e equidade.
A premiação, promovida pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e pela União Europeia (UE), aconteceu entre os dias 7 e 9 de outubro, em Bogotá, na Colômbia, durante as Jornadas de Intercâmbio do Programa EUROCLIMA, financiado pela UE e pelo governo alemão.
A Super NINA foi destaque na categoria “Instituições Públicas e Empresas Privadas”, que reconhece iniciativas que tornam a mobilidade mais justa, segura e inclusiva para mulheres e grupos diversos na América Latina e Caribe. O evento reuniu governos, universidades, organizações sociais e agências internacionais em três dias de debates e workshops sobre políticas públicas de mobilidade com perspectiva de gênero.
Mobilidade com equidade de gênero
Liderada por Simony César, empreendedora nordestina e periférica, a startup combina dados, tecnologia e impacto social para combater a violência de gênero nos transportes públicos e espaços urbanos. “A Super NINA nasceu do medo cotidiano de quem depende do transporte público. Ver nossa tecnologia reconhecida fora do país mostra que inovação e empatia precisam incluir a periferia”, afirma Simony.
Com presença em Fortaleza e experiência também em Salvador, a plataforma coleta e analisa dados sobre assédio e violência de gênero, apoiando prefeituras, governos e forças policiais na formulação de políticas de segurança e protocolos de atendimento. A startup planeja expandir o modelo para Pernambuco, seu estado de origem, em parceria com instituições públicas locais.
A conquista da Super NINA simboliza não apenas o avanço da inovação com propósito social, mas também o fortalecimento do ecossistema de tecnologia brasileiro por meio de programas de aceleração, como o IA² MCTI.
O Programa IA² MCTI é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação executada pela Softex com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (Setad), e recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Quer saber mais sobre a Super NINA? Ouça o podcast DIA²logo. Clique aqui
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex