Cinco startups – Aspa, Wavingtest, Tools.Law, Cecyber e Biometrio.Earth – tiveram a oportunidade de participar nesta quarta-feira (17) de uma seção de uma hora de mentoria com Bárbara Maciel, líder de inovação, e Victória Ribeiro, líder operacional de programas de inovação da Softex, durante o Web Summit Rio 2024.
Após um pitch de introdução, elas apresentaram o desafio que estão enfrentando para o crescimento de seus negócios, incluindo transição da fase de pré-receita para a pós-receita, captação de recursos e internacionalização.
“Há anos a Softex vem atuando como uma peça-chave na promoção e no desenvolvimento do ecossistema de startups e de tecnologia no país, agindo como um facilitador e um catalisador de oportunidades para empreendedores e empresas tanto no cenário nacional como internacional”, explica Victória Ribeiro.
Durante a mentoria, as startups tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre os programas de aceleração e de acesso a recursos equity free oferecidos pela Softex, como Conecta Startup Brasil, e de internacionalização, o Brasil IT+.
Atuando em cooperação com outros agentes do setor, a Softex oferece uma ampla rede de conexões e parcerias com empresas, ICTs, governos e investidores. Além disso, desempenha um papel fundamental na criação e na implementação de programas de capacitação e aceleração para empreendedores e startups. Esses programas oferecem orientação especializada, acesso a mentores, além de oportunidades de financiamento e networking, capacitando assim os participantes a desenvolverem negócios de sucesso. Em seu portfólio, a Softex reúne mais de 600 startups e 6 mil empresas.
Outro aspecto importante do trabalho da Softex é sua advocacia pela inovação e pelo empreendedorismo junto ao governo e às instituições públicas por meio do estímulo à criação de políticas públicas que incentivem o crescimento do ecossistema de inovação nacional.
Por Karen Kornilovicz e Fabrício Santos
Agência Softex