Até o próximo dia 2 de março, o Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília, receberá a etapa classificatória para mundial de robótica com mais de 2 mil estudantes. E a delegação do Manna_Team já está em Brasília para a demonstração e aproximação de universidades e escolas.
O Manna Robotics é uma das maiores iniciativas de Robótica do Brasil e do mundo, congregando universidades e escolas públicas em ações e atividades que envolvam as diversas oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal proporcionados pela Robótica.
O torneio é, na verdade, uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e desenvolvimento de softskills além de promover a capacitação técnica em disciplinas importantes tais como programação, mecânica, elétrica e eletrônica, robótica e automação, uso de CAD (Computer-Aided Design), que são essenciais para a construção de robôs e habilidades.
Este ano, as equipes formadas por estudantes do Manna_Team do Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli e do Colégio Estadual de Curitiba, foram classificadas e inscritas para a etapa nacional dos torneios nacionais da FIRST. Nesta temporada, as equipes do Manna Robotics participam de dois torneios: a FIRST ® Robotics Competition (FRC) e a A FIRST@ Lego League e First Tech Challenger.
O técnico dos times Manna Roosters FLL e Manna Rooster 7033 do Colégio Padre Morelli de Curitiba é o Prof. Thadeu Roosters e o técnico do time Manna ACRUX do Colégio estadual é o Prof. Tony Marcio, ambos são professores da rede estadual do Paraná, mestres em educação e líderes do Manna Robotics no Manna_Team, a teia de cientista com sede na Universidade Estadual de Maringá coordenada pela professora Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, líder do Manna_Team, que acompanha os times em Brasília durante o torneio.
“A missão desta delegação de paranaense, formada por estudantes e professores das escolas públicas estaduais, professores da rede municipal e professores universitários é trazer o campeonato para o Paraná ou promover um campeonato nosso que possa incentivar, engajar e motivar jovens e adultos. Como líder, também quero acentuar o crescimento dos nossos estudantes do Manna Robotics, bem como o apoio do Diretor do Padre Morelli e da Diretora do Colégio Estadual. Tudo o que vemos aqui é a política pública em ação com apoio da Fundação Araucária, da SETI, do CNPq, do MCTI e da Softex. Um baita exemplo”, explica a professora Linnyer.
Além da líder do Manna_Team, o professor Rodrigo Calvo e o doutorando Tiago Madrigar da UEM e as professoras Alessandra Rigoldi e Ozanete Penga, professoras da rede municipal de Cianorte-Paraná, participarão dos torneios em Brasília, compondo a delegação Manna Robotics.
Fundado no ano 2000, o Manna se destaca na formação de talentos que realizam ensino, pesquisa, extensão e inovação em Tecnologias Exponenciais, aquelas que contribuem para mudanças rápidas na sociedade, aquelas que são disruptivas tais como: Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things, conhecido como IoT), Internet dos Drones (do inglês, Internet of Drones, conhecido como IoD), Internet Robóticas das Coisas (do inglês, Internet of Robotic Things, conhecido como IoRT), Internet de Todas as Coisas (do inglês, Internet of EveryThings, conhecido como IoE) – próteses biônicas e interface cérebro computador, Inteligência Artificial (IA), Jogos, Metaverso, Computação Quântica com vistas a diferentes cenários e mercados, bem como na área de Educação 5.0 – onde o grupo é pioneiro em pesquisas e práticas no mundo
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex