Pesquisar
Close this search box.

Youtan aposta no potencial do Chile como hub de internacionalização

Por Karen Kornilovicz//

“Geramos cerca de 20 contatos diretos em quadro dias de trabalho e alguns já evoluíram para uma fase mais avançada de aproximação. Santiago tem uma estrutura tecnológica muito importante e muitas oportunidades para o nosso setor. Entendo o mercado chileno como uma boa opção para nosso processo de internacionalização”. Esta é a avaliação de Rogério Marinho, CEO da Youtan, desenvolvedora de softwares e aplicativos sob demanda e uma das nova empresas brasileiras que participaram ao longo desta semana da Missão México.

A iniciativa do Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex, foi encerrada nesta sexta-feira (16), após uma agenda que incluiu mais de 50 encontros de negócios para networking e reuniões one-to-one, visitas a centros de inovação de prestígio como Start-Up Chile, centro de inovação da Universidade Católica do Chile e ao Imagine Lab; e a empresas como Stefanini Chile, Sonda e Enel Chile.

“Estamos iniciando nossos movimentos de expansão global e na missão nosso objetivo era conhecer a cultura empresarial e o ecossistema de inovação de Santiago. Além de visitar importantes ambientes de inovação, tive a chance de conversar com empresas brasileiras instaladas no Chile e empresários chilenos que nos deram uma boa perspectiva sobre o ambiente de negócios do país”, explica Marinho.

Localizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos e membro do TIC Vale, Cluster de Tecnologia da Informação e Comunicação, a Youtan, para atender as demandas de transformação digital do mercado, utiliza um novo modelo de contratação de negócio denominado “Squad as a Service” que vem ganhando força e sendo desejado por muitas empresas. Inovador e eficaz, ele abrange equipes multidisciplinares trabalhando com metodologias ágeis e diferentes tecnologias.

Sobre os aprendizados desta missão, Rogério Marinho destaca a formalidade do empresário chileno, algo muito importante a ser observado no processo de negociação, e a percepção de que as empresas, bem como as tecnologias “made in Brazil” são muito-bem vidas no país.

O Chile é o 50º país mais inovador do mundo segundo o Índice Global de Inovação 2022. O apoio do país à inovação é tão forte que ele costuma ser chamado de “Chilecon Valley” em uma referência ao seu equivalente norte-americano. Com uma comunidade empreendedora ativa e vibrante, o ecossistema chileno inclui diversas instituições de apoio e fomento de renome, entre as quais a Startup Chile, a CORFO (Corporação de Fomento à Produção), a InvestChile, o Conselho Nacional de Inovação para o Desenvolvimento, e o Fundo de Investimento de Capital Empreendedor.

Além da Youtan, integraram a delegação brasileira ActizAhgora HCMEspresso LabsFairy Solutions, PulsusProviderVentiurWvetro.

plugins premium WordPress
Rolar para cima