Pesquisar
Close this search box.

ZophIA.tech, startup do portfólio do Programa IA² MCTI, conquista o Harvard Health Systems Innovation Lab’s Hackathon 2024

ZophIA.tech, solução de inteligência artificial aprimorada por análise geométrica de risco para diagnóstico de esquizofrenia por fala e gestos em dispositivos do tipo ALEXAs/SegWay, foi vencedora da trilha Saúde Mental no Harvard Health Systems Innovation Lab’s Hackathon 2024, realizado no Hub Brasil no InovaHC-USP no último mês de abril.

Considerando a significativa taxa de erro no diagnóstico da esquizofrenia, frequentemente atribuída a análises subjetivas, a ZophIA.tech se propõe fornecer ferramentas avançadas para auxiliar os médicos na identificação precisa dessa condição. O objetivo é reduzir os impactos traumáticos tanto para os pacientes que recebem diagnósticos equivocados, quanto para aqueles que enfrentam longos períodos até a correta identificação da doença e o início do tratamento adequado.

Após a conclusão bem-sucedida da prova de conceito e do protótipo, a ZophIA.tech está realizando um projeto-piloto no Hospital das Clínicas do Recife. Em um teste de bancada com 100 pacientes no ambulatório psiquiatria, o registro de acertos foi de 99%. Agora, com consultoria financiada pela própria Harvard e pelo HC-USP, a ZophIA.tech segue para a próxima fase em busca de financiamento internacional para escalar o uso da solução em hospitais, clínicas e em qualquer contexto onde haja interação com potenciais pacientes com esquizofrenia.

O projeto da ZophIA.tech, uma iniciativa de fomento à tecnologia dos Institutos Keizo-Asami (iLIKA) e Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software (INES), é um dos 35 selecionados para aceleração na segunda edição do Programa IA² MCTI, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação executada pela Softex com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (Setad), e recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Rolar para cima