Pesquisar
Close this search box.

EXCLUSIVO Web Summit 2022: presente em mais de 100 nações, Prosperi comenta seus planos de expansão para Portugal

Por Karen Kornilovicz, repórter Softex

A Prosperi oferece soluções de gestão de inovação, colaboração e gerenciamento inteligente de projetos e portfólio de ponta a ponta e é considerada uma das principais parceiras da Microsoft em toda a América Latina. Sua carteira inclui, entre outros clientes, Petrobras, Grupo Boticário, CPFL, Tecnisa, Sabesp, Sanofi e Electrolux.

Com escritórios no Brasil e nos Estados Unidos, a empresa integra a delegação brasileira que participa da Web Summit no âmbito do Programa de Internacionalização para Portugal, uma iniciativa realizada pelo Projeto Setorial Brasil IT+ desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pela Softex.

A Softex conversou com exclusividade com Leonardo Nogueira, CEO da Prosperi, sobre as expectativas para o evento e os desafios da internacionalização.

Softex: Quais as expectativas da Prosperi para esta edição da Web Summit Portugal?

Leonardo Nogueira: A Web Summit é a maior conferência europeia na área de tecnologia e Lisboa é uma grande porta de entrada para brasileiros, não apenas em Portugal, como também em toda a Europa. Os laços históricos que nos unem comprovam minha afirmação.

Atualmente, temos escritórios no Brasil e nos Estados Unidos e nossos serviços e soluções estão presentes em mais de 100 nações. Temos o objetivo de expandir nossa presença internacional e acreditamos que estar presente nesse momento na Web Summit é exremamente oportuno, pois permitirá aos nossos executivos mapearem oportunidades de negócios para ofertar soluções e produtos eficientes que certamente irão auxiliar companhias de diferentes setores da economia a realizarem suas gestões de inovação e projetos de forma automatizada, ágil e eficaz.

Softex: O que motivou a Prosperi a participar do Projeto de Internacionalização para Portugal?

Leonardo Nogueira O Brasil celebrou em 2022 o bicentenário de sua independência e, como a própria história nos mostra, temos laços profundos com Portugal. Aproveitar a participação na Web Summit para apresentar nossa companhia para a comunidade lusófona e europeia, interagindo principalmente com o mercado de startups, é uma oportunidade única.

Da mesma forma que o Brasil importa conhecimento e novas tecnologias, nosso país também é um grande exportador de soluções inovadoras. Acreditamos e apostamos que a construção de grandes parcerias poderá colaborar no intercâmbio de tecnologias que beneficiarão inúmeras empresas em diferentes nações e continentes.

No processo de internacionalização o planejamento é essencial para tentar minimizar possíveis surpresas no meio do caminho. Além disso, conhecer o mercado local e contar com o apoio de organizações civis de interesse público, como câmaras setoriais e como a Softex – poderá auxiliar a transição, desde as fases iniciais do projeto até a chegada da empresa no país escolhido.

A Prosperi, que já atendia clientes internacionais, partiu no final de 2018 para o estabelecimento físico também no exterior. Não foi uma decisão de impulso. Eu e meus sócios pesquisamos muito sobre o mercado onde queríamos estar, estudamos e nos preparamos para todas as adversidades que pudessem surgir. Afinal, não há espaço para erros em um país distante do nosso!

Softex: Comente um pouco sobre as estratégias da Prosperi para atuação no mercado português e internacional.

Leonardo Nogueira Já temos clientes nos mercados europeu e norte-americano e nossa intenção é expandir ainda mais nossas operações. Aproveitar a grande quantidade de participantes na Web Summit 2022 para ampliar nosso networking é vital nesse processo.

A Prosperi já é parceira de longa data da ApexBrasil e temos um processo de internacionalização caminhando há alguns anos, com atuação inicial bastante forte na América do Norte.

Sempre abertos a conquistar novos horizontes, acreditamos que a somatória de esforços e a oportunidade que a Web Summit por si só representa nos abrirá novos caminhos para instalar novos escritórios na Europa, ampliando assim nossas bases de operação.

O Brasil terá número recorde de participantes na Web Summit, um dos maiores eventos mundiais de tecnologia que será realizado em Lisboa até a próxima sexta-feira, 4 de novembro.

Além da Prosperi , integram também a delegação brasileira na Web Summit mais dez empresas: Agile, Automni, Implanta IT Solutions, Liax Tecnologia, KNBS, Programmers, Pulsus, TININOVA e Usabit.

 

Leonardo Nogueira, CEO da Prosperi

 

Rolar para cima