Por Karen Kornilovicz, repórter Softex
Uma das soluções do estande Brasil IT+ que está conquistando os visitantes do MWC23 é o bem bem-sucedido projeto de operação de saúde no interior da Floresta Amazônica desenvolvido pela Diagnext.Com, primeiro provedor brasileiro especializado em saúde digital para ambientes inóspitos.
Em Barcelona, a companhia apresenta como consegui implementar com muito êxito uma solução de telerradiografia em um dos mais hostis ambientes do mundo. O sistema desenvolvido pela Diagnext.Com foi adotado em hospitais do interior do Amazonas, viabilizando a realização de cerca de 110 mil exames radiológicos/ano, inclusive de emergência, provendo atendimento a mais de 51 mil pacientes por meio da transmissão holográfica de imagens ao médico especialista em tempo real.
“Nós temos a capacidade de viabilizar que qualquer tecnologia em saúde atual seja viável efetivamente em qualquer lugar do mundo. Nossa solução possibilita executar de
forma rápida e remota o diagnóstico de doenças através de exames de raio-x, tomografia e mamografia em locais sem estrutura tecnológica avançada – inclusive de banda larga. Para isso, combinamos a experiência na prestação de serviços de geração de laudos radiológicos com a alta tecnologia em compressão e transmissão de imagens que são digitalizadas em poucos minutos”, explica Leonardo Melo, CEO da Diagnext.Com.
Premiada nacional e internacionalmente, a Diagnext.Com tem projetos de operação de mais de 60 ambientes hospitalares do interior do Estado do Amazonas, dezenas de unidades móveis de saúde em São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro e busca agora ampliar seu foco de operação técnica para outros países, ambientes e necessidades – como educação, óleo e gás e segurança pública – onde há demanda por experiência em TI em locais hostis.
“Estamos em um momento especial, onde o mundo precisa do conhecimento e da experiência em projetos como os que atuamos. Acreditamos que a Espanha possa ser a porta de entrada para as nossas experiências, serviços, produtos e conhecimentos para o mundo. Há grande necessidade de operação em ambientes hostis, tanto em benefício da população carenciada e isolada por atendimento médico, quanto em ambientes industriais com dificuldades técnicas e operacionais. Nossa intenção é trabalhar com instituições que precisem ou foquem sua operação em locais complexos, hermos ou tecnicamente impossíveis, a exemplo do projeto de telemedicina que realizamos para o Chile e das estações de extração de petróleo e gás na Argentina”, conclui Leonardo Melo.
A participação nacional no MWC23 é uma iniciativa do Programa de Internacionalização para a Espanha, desenvolvido no âmbito do Projeto Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex, e conta com o apoio do apoio do Consulado do Brasil em Barcelona no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.
Além da Diagnext.Com, integram a delegação brasileira Agile Inc, Argotechno, CESAR, Click Alert, Digivox, Evo Systems, Ilegra, I. M. Tecnologia, Instituto Eldorado, Knowcode, Kymo, MC1, Positivo, Pulsus, Real2U, Stefanini, Trackage, Venko Networks e W5.