Pesquisar
Close this search box.

Softex marca presença no SciBiz 2024

Com o apoio institucional da Softex, o SciBiz 2024, a maior conferência de conexão entre ciência e negócios da América Latina, será realizada de 17 a 21 de junho no INOVA USP e no CDI (Centro de Difusão Internacional) da Universidade de São Paulo (USP).

O tema desta edição é “Inovação por Missões: Deep Tech e a Neo Industrialização”, alinhado com as Diretrizes do Governo Federal que preveem a alocação de mais de R$ 300 bilhões em financiamentos até 2026 no programa ‘Nova Indústria Brasil’. Ele visa conciliar maior produtividade, criação de empregos e menor impacto ambiental. Os recursos serão geridos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

O SciBiz tem como objetivo conectar pessoas por meio de uma imersão transformadora, impulsionando a inovação através do networking, da geração de negócios e da aprendizagem colaborativa, acelerando o desenvolvimento do ecossistema brasileiro de deep techs. A programação inclui conferências, feira e desafio de startups, além de um showroom de tecnologia.

Um dia dedicado à Transformação Digital – No quarto dia do evento, 20 de junho, a programação será totalmente focada na transformação digital. Serão realizados painéis que abordarão os desafios das tecnologias de alta performance, recursos humanos e desenvolvimento tecnológico com PD&I.

Entre os especialistas presentes estarão Henrique de Oliveira Miguel, secretário de Ciência e Tecnologia para a Transformação Digital (Setad), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Eduardo Mobilon, Engenheiro de Pesquisa e Coordenador de Projetos do CPqD; Marcelo Marcomini, Executivo de Inovação e Indústria 4.0 do FIT; Guido Araújo, Professor Titular do Instituto de Computação da UNICAMP; Mario Hozano, Professor de Ciência da Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Marcio Cintra, R&D no Instituto Eldorado; e Kleber Nardi, gerente-executivo no Venturus.

Um dos destaques do dia será a apresentação dos casos de sucesso das startups NoHarm.ai, um sistema que usa Inteligência Artificial para auxiliar a Farmácia Clínica na tomada de decisão, e NINA, que fornece tecnologia integrada a diversos aplicativos para rastrear denúncias de assédio e violência. Ambas estão sendo aceleradas pelo Programa IA² MCTI, uma iniciativa executada pela Softex com o apoio do CNPq e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital, financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Os visitantes do SciBiz também terão a oportunidade de conhecer o Show Room de Tecnologias, um espaço para a apresentação de projetos de pesquisa científica voltados à inovação.

Garanta sua inscrição aqui.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Rolar para cima