Cibersegurança e internacionalização no radar da Apura durante o Gartner IT Xpo 2025

A Apura Cyber Intelligence, referência em cibersegurança na América Latina, participa pela terceira vez do Gartner IT Symposium/Xpo™, um dos principais encontros mundiais sobre tecnologia e inovação que acontece até a próxima quinta-feira (24), em Orlando, nos Estados Unidos. A empresa integra a delegação do Projeto Setorial Brasil IT+, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a Softex, que promove a internacionalização das empresas brasileiras de TI.

Durante o evento, considerado o mais importante encontro global de líderes em tecnologia da informação, Maurício Paranhos, chief international officer da Apura, comentou a dupla face da Inteligência Artificial (IA) no campo da cibersegurança. “A IA tem potencial tanto para fortalecer sistemas de defesa quanto para ampliar a sofisticação das ameaças. Nosso desafio é utilizá-la para antecipar e neutralizar ataques cada vez mais complexos”, explica.

A Apura tem incorporado a IA em sua plataforma de Inteligência de Ameaças Cibernéticas (Cyber Threat Intelligence – CTI) e Inteligência de Fontes Abertas (Open Source Intelligence – OSINT), automatizando processos de detecção e análise de dados em larga escala. Com isso, a empresa consegue identificar padrões suspeitos, como credenciais vazadas, páginas falsas de phishing e perfis fraudulentos, com maior rapidez e precisão. “Trabalhamos para que nossos clientes tenham tempo de reação e consigam proteger seus ativos antes que o ataque aconteça”, acrescenta Paranhos.

Equipe local para impulsionar expansão nos EUA

Os avanços da companhia refletem uma estratégia consistente de expansão internacional. Após consolidar sua presença na América Latina, a Apura inaugurou em 2023 um escritório na Flórida, nos Estados Unidos, para ampliar a atuação junto a novos mercados. A empresa também possui clientes na Europa e desenvolve projetos pontuais em países africanos, com planos de chegar à Ásia e Oceania nos próximos anos.

O mercado norte-americano, que concentra cerca de 40% do volume global de investimentos em cibersegurança, o equivalente a aproximadamente R$ 1,1 trilhão (US$ 200 bilhões), é considerado estratégico para a empresa. A decisão de manter uma equipe local busca otimizar o relacionamento com parceiros e clientes e fortalecer a competitividade da marca em um ambiente altamente disputado.

“Participar de eventos como o Gartner IT Symposium/Xpo™ permite criar conexões locais, compreender o funcionamento do mercado e se preparar melhor. Embora seja possível vender para os Estados Unidos a partir do Brasil, o caminho ideal é ter uma operação e equipe local dedicadas para impulsionar a expansão”, conclui Maurício Paranhos.

Além da Apura, a delegação do Brasil IT+ no Gartner IT Symposium/Xpo™ conta com mais 23 empresas: 18 expositoras e 6 prospectoras. Entre as expositoras estão Agile Inc, Apura Cybersecurity Intelligence, Argotechno, Cesar Innovation Center, CI&T, Conquest One, Digibee, ilegra, Fenix DFA, GoLedger, Levva, Orange Testing, Prosperi, Pulsus, Sofist, Stefanini, TOTVS e Venturus. Já Anlix, Art IT, bycoders, Evo Systems, Pappsales e Dominium participam como prospetoras.

Acompanhe todos os detalhes da participação das empresas nacionais no evento nas redes sociais da Softex e do Brasil IT+: LinkedIn, Facebook, Instagram e X.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

plugins premium WordPress
Rolar para cima