Serão 54 horas de imersão para a proposta de soluções a 20 desafios da indústria mapeados pela organização
Tendência na indústria e já uma realidade em países como Alemanha, China e Noruega, a eletromobilidade começa a ganhar força no Brasil e, com ela, surgem as barreiras a serem superadas para o desenvolvimento da mobilidade elétrica.
E é justamente para ajudar a vencer os desafios da indústria que a Softex apoia a inciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) de promover nos dias 14, 15 e 16 de setembro a primeira edição do StartupWeekend Eletromobilidade.
Com a participação de especialistas, mentores, representantes da indústria, investidores e outros envolvidos nos ecossistemas de inovação e de eletromobilidade, a programação inclui mais de 54 horas de imersão em criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado para propor soluções reais aos 20 desafios previamente mapeados pela organização.
“Por meio da parceria com o programa PROMOB-e/GIZ estamos realizando a primeira edição do projeto Startup Studio, vertical de Eletromobilidade. Sua proposta é promover a geração de novos empreendedores early-stage interessados em atuar no segmento de manufatura avançada desenvolvendo de soluções baseadas em tecnologias disruptivas para o ecossistema de eletromobilidade. Esse evento é o pontapé inicial da fase ideação”, destaca o presidente da ABDI, Guto Ferreira.
Os mais de 100 participantes aguardados para o StartupWeekend Eletromobilidade trabalharão divididos em grupos durante o período do evento para propor soluções que atendam a essas demandas da indústria. No terceiro dia cada equipe apresentará seu pitch. Um comitê selecionará as três melhores ideias que seguirão para uma pré-aceleração de oito semanas com mentorias específicas do Startup Studio e da Softex. Durante o Salão do Automóvel de São Paulo, no dia 13 de novembro, será realizado um demoday para investidores e potenciais interessados nas soluções.
“Assim como smartgrid e smart cities, nos próximos anos, a mobilidade elétrica deverá fazer parte do cotidiano dos brasileiros. E esse processo será ainda mais acelerado pelo movimento de aproximação da indústria com as startups para que seja possível conseguir desenvolver soluções com rapidez. É uma tendência sem volta”, analisa Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex e um dos mentores da iniciativa.
Os participantes do StartupWeekend Eletromobilidade concorrerão ainda a bicicleta elétrica, matchmakings com indústrias pós-ciclo Startup Studio, convites para o Salão do Veículo Elétrico, além de ingressos para o Salão do Automóvel, Case e para o 2º Fórum de inovação Startup Indústria. Durante todo o período do evento haverá exposição de carros elétricos e bicicletas elétrica.
Informações e inscrições no endereço http://bit.ly/SWEletromobilidade
Startup Weekend Eletromobilidade
Data: 14, 15 e 16 de setembro
- Local: Instituto Mauá de Tecnologia – Praça Mauá 1 – São Caetano do Sul – SP