Chamada 01/2022

CHAMADA PARA AUDITOR DAS AVALIAÇÕES DO PROGRAMA MPSBR

A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex, no âmbito do Programa ade Melhoria do Processo de Software Brasileiro – MPSBR convida os integrantes das Instituições Autorizadas dos modelos MPS, credenciadas à Softex, para submissão de inscrição para auditor das avaliações MPSBR nos Modelos MPS-SW e MPS-SV.

1.     Objeto

1.1 Esta chamada tem por objeto selecionar avaliadores habilitados vinculados às instituições autorizadas do Programa MPSBR para compor o quadro de auditores das avaliações MPSBR, com vistas a garantir a qualidade da avaliação de modelos MPS realizada nas empresas.

2. Da Participação

2.1 Poderão participar desta Chamada avaliadores líderes – intermediário ou experiente – habilitados e vinculados às instituições autorizadas dos modelos MPS que atendam integralmente às exigências constantes nos Critérios de Habilitação.

2.2 A participação do avaliador deve ser encaminhada à Softex, exclusivamente via Internet, por intermédio do formulário de candidatura.

3. Da Habilitação

3.1 Será analisada a condição do avaliador de acordo com os dados informados em sua inscrição e seu registro na Softex, que atendam integralmente às exigências constantes nos Critérios de Habilitação.

CRITÉRIOS DE HABILITAÇÃO
  • Ser avaliador líder – intermediário ou experiente – nos modelos solicitados;
  • Não haver pendência na condição de avaliador MPS
  • Ter feito pelo menos 4 (quatro) avaliações como avaliador líder nos últimos 36 (trinta e seis) meses, em quaisquer modelos – MPS-SW e/ou MPS-SV;
  • Ter indicação positiva da auditoria das suas últimas 3 (três) avaliações.

3.2 Serão analisados os documentos de identificação apresentados para habilitação: CNH/RG/CPF e o NIT Registro no INSS e/ou PIS ou comprovante de recolhimento do INSS  (se houver).

3.3 Os candidatos habilitados firmarão o termo de compromisso com a validade dos critérios de habilitação para a manutenção no quadro de instrutores de cursos MPS e ciência dos requisitos estabelecidos.

4.     Das Atribuições

4.1       As atribuições do auditor são:

  1. Analisar a documentação da avaliação inicial e da avaliação final;
  2. Elaborar o parecer da auditoria da avaliação inicial e da avaliação final
    1. Enviar o parecer da auditoria da avaliação inicial e da avaliação final à Softex;
    2. Enviar o parecer da auditoria ao avaliador líder e ao coordenador da IA;
  3. Reunir-se com o avaliador líder para esclarecimentos, caso o parecer seja NÃO APROVADO, isto é, quando existirem ressalvas com relação ao resultado da avaliação final;
  4. Participar de reunião de auditoria presencial, quando necessário.

4.2 O auditor é designado pela Softex para a garantia da qualidade de uma avaliação quando esta é autorizada para iniciar, considerando o auditor que não tenha realizado avaliação ou implementação na empresa nos 2 (dois) anos anteriores.

5.     Das Vagas

5.1 O quadro de auditores é composto por 10 (dez) vagas e seguirá a ordem cronológica de recebimento das inscrições, que define a escala das indicações.

5.2 Os candidatos devem informar no momento da inscrição de quais modelos – MPS-SW e/ou MPS-SV – há interesse em ser auditor. 

5.3 Caso o número de inscrições de candidatos considerados habilitados ultrapasse o número de vagas para a composição do quadro, será respeitada a ordem cronológica de recebimento das inscrições e a opção por um modelo, caso o candidato tenha optado pelos dois.

6.     Recursos Financeiros

6.1 O valor da inscrição é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) e deverá ser repassado por depósito na conta:

Banco do Brasil

Ag: 0052-3

C/c: 112765-9

CNPJ: 01.679.152/0001-25

6.2 A remuneração do auditor será feita por meio do Recibo de Pagamento a Autônomo (RPA), incidindo as obrigações tributárias e contributivas, equivalente a taxa estabelecida conforme o nível avaliado.

6.3 O RPA deve ser emitido após a finalização do processo de avaliação do modelo MPS.

7. Das Disposições Gerais 

7.1 O prazo de validade das inscrições é de 36 (trinta e seis) meses ou enquanto forem observados os critérios de habilitação. 

7.2 A inscrição do candidato implicará o conhecimento destas normas e o compromisso de cumpri-las. 

7.3 É de inteira responsabilidade do candidato cumprir as atribuições previstas na avaliação que lhe foi designada. Caso não haja disponibilidade na ocasião da oferta, deve ser informado para que a oportunidade seja passada para o próximo do quadro.

7.4 O auditor poderá ser desligado, a qualquer tempo, por solicitação, por descumprimento da função ou por questão administrativa. 

7.5 A remuneração somente será repassada por ocasião da oferta e realização da atividade. Caso não haja oferta, ou o candidato não esteja disponível para realizá-la, não haverá remuneração.

7.6 Dúvidas sobre esta chamada poderão ser encaminhadas para o e-mail da coordenação: [email protected] 

7.7 Os casos omissos serão resolvidos pela Qualidade Softex. 

 

Brasília, 08 de abril de 2022