Pesquisar
Close this search box.

PROGRAMA DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO EM DEFESA CIBERNÉTICA

CENÁRIO DA INDÚSTRIA

O momento atual da indústria brasileira de software e serviços de TI (IBSS) e de defesa e segurança cibernética pode ser caracterizado como de fragilidade e de oportunidade.

Os gastos anuais da administração pública com antivírus e defesa perimetral são expressivos e a relevância do tema segurança e defesa cibernética tem sido claramente sinalizada pelo Governo. Segurança e defesa cibernética foi um dos ecossistemas de TI escolhidos como estratégico dentro do Programa TI Maior – Programa Estratégico de Software e Serviços de TI e da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, 2016-2019 do MCTIC. Além disso, a Estratégia Nacional de Defesa, aprovada pelo Decreto nº 6.703, de 18 de dezembro de 2008, considera que o setor cibernético, ao lado do nuclear e o espacial, são essenciais para a defesa nacional.

Por outro lado, a maioria das aquisições de soluções de defesa e segurança cibernética são feitas de empresas estrangeiras, aumentando o risco de exposição das redes e sistemas brasileiros a acessos não autorizados (backdoors, bombas lógicas, etc). Além disso, a Indústria Brasileira de defesa cibernética é composta por empresas de pequeno porte, que enfrentam dificuldades sérias para crescer e ganhar musculatura.

AS METAS PRINCIPAIS DO PROJETO SÃO:

APOIAR A ESTRUTURAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE ANÁLISES DE MALWARES.

PROPOR MODELOS DE NEGÓCIO
que garantam sustentação, ao longo dos anos, das soluções desenvolvida.

FOMENTAR PARCERIAS E COLABORAÇÕES DA SOFTEX
com institutos de pesquisas, empresas e organizações que tenham interesse no assunto.

MAPEAR SOLUÇÕES
existentes às necessidades do Ministério da Defesa e da administração pública federal.

DESENVOLVER SOLUÇÃO DE SEGURANÇA PERIMETRAL – FIREWALL
DESENVOLVER SOLUÇÃO DE ANTIVÍRUS

plugins premium WordPress
Rolar para cima