A cadeia de valor do setor automotivo vem aperfeiçoando sua proposta de valor, cenário que promove a inovação e, portanto, oportunidades para conexão com startups e parceiros de inovação aberta.
Formada pela fusão dos grupos Fiat e Chrysler no ano de 2014, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) possui mais de 192 mil funcionários e atuação em mais de 130 mercados e 40 países. Com presença mundial, a holding detém as marcas Fiat, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat Professional, Jeep, Lancia, Ram, Maserati, Abarth, Mopar e SRT, além de Comau e Teksid.
A FCA atua na cadeia produtiva do setor automotivo desde o projeto, fabricação e venda de veículos e peças automotivas, além de serviços relacionados, componentes e sistemas de produção em todo o mundo.
A planta de Betim é a maior da FCA do mundo e produz oito modelos de automóveis e comerciais leves, além de duas linhas de motores e transmissões. Inaugurada em 9 de julho de 1976, a unidade opera em sintonia com a planta de Córdoba, na Argentina.
O Polo Automotivo Jeep completa a plataforma produtiva da FCA na América Latina. Esta, esta é a mais moderna fábrica do grupo no mundo e representa o estado da arte em termos de produção automotiva e de gestão, incorporando desde sua concepção as melhores práticas orientadas para eficiência, qualidade e desempenho.
A fábrica ocupa uma área construída de 260 mil metros quadrados e produz três modelos que se destacam em suas categorias: a picape Fiat Toro e os Jeep Renegade e Compass. O perímetro fabril também engloba o Parque de Fornecedores, um complexo de 12 edifícios, que abrigam 16 empresas responsáveis por 17 linhas de produtos. O Parque de Fornecedores ocupa uma área de 270 mil metros quadrados e novos fornecedores continuam a se instalar na área de influência do polo automotivo.
Essas instalações industriais permitem que a FCA ofereça uma ampla gama de produtos, adequados às mais diferentes necessidades e perfis dos consumidores do Brasil e América Latina.
A FCA atua com startups em diversos modelos de relacionamento, motivados pela resolução de problemas, identificação de novos modelos de negócios e expansão do mercado. A FCA realiza interação por meio de eventos, espaço físico, programa de ideias, programas parceiros, provas de conceito, fornecimento e codesenvolvimento.
Para este material, tem-se como foco a participação no Programa Conecta Startup Brasil. Segundo as coordenadoras do Programa, Amanda Diniz e Bruna Soly, o programa possibilita validar processos internos e fortalecer a cultura da inovação aberta, entendendo que as startups podem apresentar competências e conhecimentos que nem sempre estão dentro da corporação.
Além disso, a conexão com as startups em um processo de cocriação para o desenvolvimento de soluções traz agilidade e vantagens competitivas em um mercado em transformação acelerada.
A FCA entende que as conexões com as startups são importantes para identificar novas oportunidades para tornar a empresa ainda mais eficiente, revisando práticas de gestão, processos internos e produção.
A Interação com Startups Conecta Startup Brasil
A FCA realiza diversas iniciativas estruturadas de relacionamento com startups, dentre estas destacam-se a participação no Programa Nexos e no FIEMG Lab, o Hub FCA, a realização de provas de conceito, a participação em programas de parceiros, entre outros.
O Hub FCA é um espaço localizado no Polo Automotivo Fiat em Betim que foi inspirado nos novos modelos de trabalho. O espaço possui cerca de 400 metros quadrados ocupados por núcleos formados por funcionários e parceiros. O HUB foi idealizado para promover a interação entre pessoas, relacionamentos e culturas com um olhar para as tendências do consumidor e oportunidades de inovação.
Destaca-se neste material, o programa parceiro, Conecta Startup Brasil, uma iniciativa que promove a conexão de startups e corporações em ação integrada para a resolução de desafios tecnológicos.
Através deste programa parceiro, a FCA identificou a oportunidade de obter capilaridade para possíveis soluções tecnológicas. O processo para participação na iniciativa incluiu o mapeamento de demandas e equipes internas para se conectarem com as startups early stage e a priorização dos desafios com critérios definidos: alinhamento à estratégia da FCA e ao perfil das startups early stage, aderência temática, prazo de desenvolvimento e potencial de transformação digital.
Com maturidade e experiências prévias no relacionamento com startups, a empresa sempre teve clareza de que o importante é que o projeto seja atrativo para ambos, FCA e startup, e que haja alinhamento quanto à visão de negócio. A transparência no processo permitiu que a empresa identificasse duas startups para iniciarem o relacionamento. Os desafios propostos,na área de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho, foram parte do caminho para envolver toda a empresa na cultura da inovação aberta.
No Programa, a empresa está conectada com as startups NextCam e EagleCare, negócios com entregas distintas, porém com o mesmo sentimento e vontade de solucionar de forma conjunta os desafios da FCA.
Para startups early stage, que são o foco desse Programa, os benefícios são inúmeros: a oportunidade de se relacionar com diversas áreas de uma grande corporação, a troca de experiências e conhecimento técnicos, e o processo de cocriação conjunta.
Já para a FCA, a conexão com startups permite ampliar a consciência quanto à relevância da inovação aberta neste contexto de mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. Reconhecer que o conhecimento é mutável e abrangente, permite abrir- -se para o aprendizado e perceber que a interação é fundamental. É compreender que as oportunidades atuais demandam competências e conhecimentos que nem sempre estarão dentro da empresa.
Nesse contexto, mobilizar parceiros e startups em um processo de cocriação para o desenvolvimento de soluções traz agilidade e vantagens competitivas para o mercado em transformação acelerada, como é o caso do setor automotivo.
As conexões realizadas no Programa Conecta Startup Brasil estão em desenvolvimento de provas de conceito e os resultados quantitativos não foram consolidados.
No entanto, o impacto causado na cultura interna da empresa é perceptível. A interação com diversas áreas e a rápida adaptação frente a pandemia trouxeram aprendizados quanto às metodologias ágeis, cocriação e tendências de inovação.
Os desafios enfrentados ao se relacionar com startups permeiam a necessidade de compreensão coletiva da corporação de que não se trata de um fornecedor padrão já consolidado no mercado. É compreender que são necessárias adequações no processo interno aumentar as chances de êxito na relação.
Como grande lição aprendida da conexão com startup, a FCA destaca que a interação precisa ocorrer não só com a área demandante. É preciso envolver diversas outras áreas neste relacionamento. Nesse processo, ter uma rede interna aberta à conexão com startups faz a diferença na agilidade e mitigação de entraves.