Pesquisar
Close this search box.

Empresas da América Latina investirão 25% de seu orçamento em iniciativas de IA

A inteligência artificial está se tornando cada vez mais importante e uma prioridade para os CIOs na América Latina, reforçando a crescente necessidade de eficiência em governança, segurança e processos de dados. Este é um dos principais insights de um novo estudo da IDC, patrocinado pela DocuSign.

O estudo “Tendências ICT 2024: rumo a uma estratégia de TI consolidada para a resiliência” pesquisa as tendências tecnológicas que impulsionam os negócios, de acordo com os CIOs das 5.000 maiores empresas da região.

Ele também aponta como as empresas latino-americanas precisam se preparar para criar modelos de negócios mais resilientes e competitivos, com foco em cinco áreas: IA generativa, segurança e compliance, competitividade e negócios digitais, automação e ESG.

“Todo avanço impulsionado por essas mudanças deve estar associado a uma estratégia robusta de segurança, compliance e governança de dados, além de resiliência operacional, apoiando o crescimento dos negócios nos países da América Latina”, afirma Norbert Otten, diretor de Soluções da DocuSign LATAM.

Tendências de TI 2024 para estratégias resilientes

A visão dos CIOs na região aponta na mesma direção: gestão estratégica de dados e promoção de uma cultura de Data-First em toda a organização. O avanço do desenvolvimento da GenAI tem contribuído para essa perspectiva e, para 35% dos CIOs da região, sua adoção estabelece uma vantagem sobre seus concorrentes. No entanto, há desafios relacionados a uma forte base de talentos, experiência, gerenciamento de dados e compliance.

Além disso, mudanças na legislação e na segurança exigirão uma governança mais eficiente. Mudanças nas normas de segurança (42%) e compliance (38%) têm grande impacto nos planos de investimento, segundo especialistas. Essas mudanças precisam ser abordadas para viabilizar iniciativas comerciais que impulsionem os negócios, com foco em produtividade (38%), automação de processos (34%), experiência do cliente (30%) e criação e melhoria de produtos e serviços (26%).

Cinco macrotendências tecnológicas que moldarão as estratégias de negócios em 2024

Tecnologias que inovem, otimizem e automatizem processos serão o foco dos líderes de TI nas organizações da América Latina.

  • “AI Everywhere” – A onipresença da Inteligência Artificial, com ênfase na IA generativa, abrindo caminho à inovação e eficiência.
  • Mudanças na cibersegurança e resiliência diante de ameaças multiplicadas, impulsionando a necessidade de abordagens mais proativas e adaptáveis.
  • Negócios Digitais – Um cenário de maior competitividade e resultados, em que as empresas são impulsionadas a se destacar em um ambiente digitalmente transformado.
  • Automação – Maximização da eficiência operacional e descoberta de novas oportunidades através da automatização de processos e tarefas.
  • ESG – Integração de critérios ambientais, sociais e de governança na mensuração e implementação de práticas sustentáveis, refletindo uma crescente preocupação com o impacto socioambiental das empresas.

Para baixar a íntegra do estudo clique aqui.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

plugins premium WordPress
Rolar para cima