Com as instalações do Instituto e o aumento no seu número de colaboradores para os projetos de inovação é possível oferecer de forma eficiente soluções integradas em Tecnologia da Informação e Comunicação e Automação Industrial. O intuito é contribuir no processo de transformação digital das indústrias. Em outubro de 2019, o Sistema Fiep inaugurou um Hub de Inteligência Artificial em Londrina, por iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Senai Nacional. O objetivo é promover a adoção de tecnologias de inteligência artificial, como big data, machine learning e cloud computing, pelo setor industrial paranaense e brasileiro, com foco no aumento da competitividade das empresas e impulsionar o ecossistema de tecnologia de Londrina.
O êxito das tecnologias da informação e comunicação está relacionado também com as atividades de PD&I e com a capacidade de transferir o conhecimento para o mercado, buscando respostas aos desafios tecnológicos e de mercado. Atuamos em parceria com empresas e instituições nacionais e internacionais. Para dar suporte na realização de projetos de desenvolvimento de novos produtos e serviços, contamos com o apoio dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação, que trabalham em rede para desenvolver projetos de maneira integrada. Nosso corpo técnico é composto por pesquisadores especializados, mestres e doutores focados em solucionar as demandas da indústria.

O IST TIC atua desde 2012 na prestação de serviços de tecnologia, inovação, educação e certificação profissional. São oito laboratórios focados em atender às demandas da indústria de software manufatureira, são eles: Bureau de teste e qualidade de software; Internet das Coisas; Fábrica de Software; Automação e Redes Industriais; Eletroeletrônica; Eficiência Energética e Domótica; Metrologia e Laboratórios de Informática.