Ministro Paulo Alvim abriu o Softex Experience, evento que reuniu o ecossistema de inovação nacional

A Softex promoveu em São Paulo no último dia 17 de maio o “Softex Experience, Uma Vida de Inovação”, um dos maiores encontros de inovação do país. Por meio de experiências imersivas e conversas com especialistas, sua proposta foi apresentar oportunidades de negócios para empresas e instituições de ciência e de tecnologia de todo o Brasil.

Esta primeira edição reuniu 160 participantes presenciais e 44 palestrantes distribuídos por quatro salas temáticas simultâneas, em um total de 12 horas seguidas de conteúdo.

O ministro da Ciência Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, conduziu a abertura do evento e destacou a importância da inteligência artificial e das tecnologias emergentes como propulsoras do desenvolvimento do país.

“O Softex Experience marca o encerramento de um programa que superou todas as nossas expectativas desde o seu anúncio: o IA2 MCTI que, apenas na fase de inscrições, recebeu mais de 800 startups interessadas em participar. Mesmo tendo sido realizado totalmente em meio à pandemia, os resultados foram tão animadores que nos estimularam a desenhar a segunda edição do programa, desta vez focada em um segmento crítico, o de segurança cibernética, e que será anunciada muito em breve”, destacou.

O ministro ressaltou ainda o sucesso do modelo do IA2 MCTI, que teve gestão da Softex, ao unir startups, universidades, ICTs e empresas. “Além de ser uma relação ganha-ganha para todos os envolvidos, a atuação conjunta desse quarteto otimiza competências e mitiga riscos. É rodar a tripla hélice dentro de uma lógica de muita cooperação, o que nos confere velocidade e concretude”.

Ruben Delgado, presidente da Softex, relembrou que ser o elo entre governos, empresas e academia está no DNA da entidade. “Nascemos para transformar, inovar, conectar e colaborar em prol de resultados de impacto e para fazer a diferença em todos os locais em que atuamos”, ponderou.

Integraram a grade de palestrantes do Softex Experience, entre outros especialistas, Giuliano Mendonça, head de Inovação em Ciência Dados e Inteligência Artificial da Embraer; Benício Goulard, gerente de desenvolvimento de software na Motorola; Carlos Ohde, diretor de inovação da Flex Brasil; Mario Cintra, gerente de P&D no Instituto de Pesquisas Eldorado; Thiago Donadon, diretor de pesquisa do Instituto Federal de São Paulo (IFSP); Eros Silva, da ApexBrasil; Rogério Godoy, Head de Marketing na SenhaSegura; Leandro Coletti, vice-presidente de vendas da Rocket.Chat; e Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex.