
Qualidade



MODELOS DE REFERÊNCIA
As mudanças que estão ocorrendo nos ambientes de negócios têm motivado as empresas a modificar estruturas organizacionais e processos produtivos, saindo da visão tradicional baseada em áreas funcionais em direção a redes de processos centrados no cliente. A competitividade depende, cada vez mais, do estabelecimento de conexões nestas redes, criando elos essenciais nas cadeias produtivas. Alcançar competitividade pela qualidade, para as empresas de software, implica tanto na melhoria da qualidade dos produtos de software e serviços correlatos, como dos processos de produção e distribuição de software.
Desta forma, assim como para outros setores, qualidade é fator crítico de sucesso para a indústria de software. Para que se tenha um setor de software competitivo, nacional e internacionalmente, é essencial que os empreendedores do setor coloquem a eficiência e a eficácia dos seus processos em foco nas empresas, visando à oferta de produtos de software e serviços correlatos conforme padrões internacionais de qualidade e desta forma, aumentando também a produtividade nas empresas.
Os modelos MPS-BR são compatíveis com os padrões de qualidade aceitos internacionalmente. Adequado ao perfil de empresas com diferentes tamanhos e características, públicas e privadas.
Modelo MPS para Serviços
MPS-SW
SOFTWARE
O modelo MPS para software (MPS-SW) é um conjunto de melhores práticas de Engenharia de Software e tem como base os requisitos para um modelo de referência de processos definidos na ISO/IEC 33000. O MPS-SW atende a necessidade de implantar os princípios de engenharia de software de forma adequada ao contexto das empresas, estando em conformidade com as principais abordagens internacionais para definição, avaliação e melhoria de processos de software.


MPS-SV
SERVIÇOS
O modelo MPS para Serviços (MPS-SV) foi desenvolvido para complementar o modelo MPS para Software (MPS-SW), para apoiar a melhoria de processos de serviços e processos organizacionais para fornecer os recursos necessários para que o serviço atenda às expectativas e necessidades do mercado, em conformidade com o processo de avaliação que atesta a aderência das práticas da organização em relação às melhores práticas do setor.
MPS-RH
GESTÃO DE PESSOAS
O modelo MPS para gestão de pessoas (MPS-RH) oferece às empresas orientações para a implementação gradativa de práticas de gestão de recursos humanos na indústria de TIC, para selecionar, desenvolver e reter talentos necessários ao atendimento dos objetivos organizacionais. O MPS-RH tem como base os requisitos de gestão de pessoas dos modelos e normas internacionais que tratam da definição, da avaliação e da melhoria desta gestão.
