Pesquisar
Close this search box.

A internacionalização dos negócios é uma opção para muitos empreendedores brasileiros que enxergam no movimento uma opção para ampliar mercados, diversificar, minimizar riscos com oscilações econômicas internas e alcançar novos nichos. No entanto, na prática, esse não é um processo simples. O sucesso, segundo quem já passou por esse momento, requer muito planejamento e apoio de entidades e/ou órgãos que conheçam o mercado para onde se quer expandir.

Confira cinco dicas importantes:

  1. Pesquisar profundamente o mercado-alvo e os seus desafios
  2. Estudar a jornada do cliente local e também os seus competidores
  3. Definir a melhor estratégia de atuação nesse mercado: exportação, joint-venture, parceiros ou abertura de escritório local
  4. Contratar escritórios de advocacia e de contabilidade especializados para cuidar dos aspectos jurídicos e tributários
  5. Procurar possíveis benefícios de investimentos oferecidos pelo país-alvo

Pensando em internacionalizar a sua empresa? Converse com os consultores do Brasil IT+ e conheça os benefícios oferecidos: https://brasilitplus.com/

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Com uma delegação composta por 22 empresas, o Brasil terá uma participação de destaque em seu 18º ano consecutivo como patrocinador do Gartner IT Symposium/Xpo™, o maior e mais importante encontro anual de CEOs, CIOs e equipes de tecnologia das empresas mais inovadoras do mundo.

A participação brasileira é parte integrante do Projeto Setorial Brasil IT+, desenvolvido em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pela Softex.

Com o tema “Liderando Hoje. Moldando o Amanhã”, o evento deste ano ocorrerá de 21 a 24 de outubro, em Orlando, Flórida, com foco em seis tópicos principais: inteligência artificial, tecnologias emergentes, cibersegurança, transformação digital e empresarial, liderança em tempos de mudança contínua, e planejamento estratégico com execução eficaz.

“O mercado norte-americano absorve atualmente cerca de 70% das exportações de software e serviços de tecnologia do Brasil, e o Gartner IT Symposium/Xpo™ é uma porta de entrada fundamental para esse mercado. Com 79% dos participantes sediados nos Estados Unidos e um orçamento médio de compra em torno de US$ 1,5 milhão, o evento oferece oportunidades significativas para as empresas brasileiras,” destaca Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex.

A programação brasileira no evento inclui conferências e uma presença de destaque no pavilhão de exposições. Além disso, a tecnologia nacional estará em evidência na programação oficial de palestras, com executivos da CI&T, Digibee, TOTVs e Venturus compartilhando casos de sucesso. A Softex também organizará reuniões individuais com participantes do evento, facilitando o contato com clientes potenciais.

Em 2023, o Gartner IT Symposium/Xpo™ gerou mais de US$ 2,7 milhões em negócios imediatos para as 20 empresas brasileiras participantes do Brasil IT+, além de uma expectativa de mais de US$ 16,5 milhões em negócios nos 12 meses seguintes, representando um retorno sobre investimento (ROI) de 3,8 vezes.

Integram a delegação brasileira Agile.Inc, Argotechno, BTT by Apura, CI&T, Conquest One, Digibee, Evo Systems, FENIX DFA, ilegra, InEvent, levva, MC1, Orange Testing, Pappsales.com, Pulsus, Sofist, Sofya, Stefanini, Teams Ideas, TotalBot, TOTVS  e Venturus.

Siga as redes sociais da Softex para acompanhar todos os detalhes da participação das empresas nacionais no evento: LinkedIn, Facebook, Instagram e X.

Por Karen Kornilovicz

Agência Softex

Nos últimos 19 anos, o Projeto Setorial Brasil IT+ já envolveu mais de 640 empresas interessadas em expandir suas operações internacionalmente. Desenvolvido em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Softex, ele é o maior e mais abrangente plano de internacionalização competitiva para empresas de software e serviços no Brasil.

Em 2023, o Brasil IT+ alcançou recorde de exportação e adesão empresarial. O volume de negócios gerado pelas empresas participantes do Projeto atingiu US$ 793 milhões, e o número de empresas participantes cresceu de 175, em 2022, para 226. Já o número de empresas exportadoras no Projeto aumentou 67%, passando de 59 para 88.

“Esse resultado positivo comprova o acerto de nossa proposta, que é traçar a melhor jornada de internacionalização de acordo com o perfil de cada empresa e de seu mercado-alvo. Oferecemos um pacote de inteligência comercial com capacitação, treinamento, participação em feiras, missões comerciais e análise de mercado, proporcionando uma internacionalização 360° e uma experiência muito mais assertiva”, afirma Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex.

Para Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, “posicionar o Brasil como um player importante no setor de software e serviços de TI no mercado internacional é fundamental para impulsionar a inovação, atrair investimentos, gerar empregos qualificados e fortalecer a economia nacional em um cenário global cada vez mais digital e competitivo”.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

A Inteligência Artificial (IA) está transformando o mercado de trabalho no Brasil de maneira significativa. Um estudo recente da Microsoft e Edelman revelou que, em 2023, 74% das empresas brasileiras já haviam adotado IA, um salto expressivo em comparação aos 61% registrados no ano anterior. Apesar das preocupações com a substituição de empregos por “robôs”, essa evolução tecnológica também está criando novas e melhores oportunidades de trabalho.

Segundo Frederico Stockchneider, diretor de projetos na InfoWorker Tecnologia e Treinamento, o temor de que a IA substituirá a mão de obra humana é infundado. “A IA permite a automação de tarefas repetitivas, liberando os colaboradores para se concentrarem em atividades mais estratégicas e criativas. Isso está impulsionando o surgimento de novas funções que exigem habilidades mais avançadas e geram maior valor agregado”, explica.

Embora existam preocupações legítimas sobre a substituição de empregos, estudos recentes indicam que a IA está, na verdade, gerando novas oportunidades. De acordo com a consultoria Gartner, até 2025, a IA deverá criar cerca de 2 milhões de empregos, pois tecnologias de IA demandam supervisão, treinamento e manutenção por parte de humanos.

Além disso, a IA pode aumentar a produtividade, o que também favorece a criação de novos cargos. Empresas que aliam IA com a inteligência humana relataram aumentos de produtividade de até 70%, protegendo empregos existentes e gerando novas oportunidades dentro das organizações.

Desafios no percurso – Um estudo da Pure Storage, conduzido pelo MIT Technology Review, identificou três principais desafios para a adoção de IA na América Latina, incluindo o Brasil: o alto custo da tecnologia, a necessidade de maior envolvimento dos stakeholders e a falta de infraestrutura adequada para o gerenciamento de dados.

Stockchneider destaca ainda que a combinação de orçamentos limitados e a escassez de profissionais qualificados são grandes obstáculos para a adoção da IA no Brasil. De acordo com o estudo “Transformação Digital e Líderes de Negócios”, realizado pelo instituto Data-Makers, 46% dos líderes empresariais apontam a falta de profissionais qualificados como uma das principais barreiras para a digitalização, enquanto 37% atribuem essa dificuldade ao baixo conhecimento em temas relacionados.

Para superar esses desafios, é essencial que as empresas invistam em capacitação e no desenvolvimento de uma infraestrutura tecnológica robusta, garantindo assim sua competitividade em um mercado cada vez mais digitalizado e inteligente.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex, com informações Microsoft e TI Inside

A Softex Amazônia, coordenadora do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI), em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), anunciam a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para o desenvolvimento de inovações e a implantação de práticas inovadoras no âmbito do judiciário amazonense. A execução, ao longo dos próximos 12 meses, caberá ao Venture Hub Manaus.

“A iniciativa não apenas coloca o Amazonas na vanguarda da inovação dentro do judiciário brasileiro, mas também serve como um modelo a ser seguido por outras instituições no país”, destaca Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex, acrescentando que se trata um marco para o PPEI, que até então não havia firmado um ACT dessa magnitude.

Para Waldenir Vieira, Superintendente-Adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, “o projeto é um marco histórico que inclui o Ministério Público do Estado do Amazonas no ecossistema de inovação tecnológica. Estamos vendo de forma efetiva a política pública de PD&I.

O Projeto Inovação 360 MP Amazonas, que atuará como um pilar central dessa parceria, se desdobra em cinco objetivos específicos que visam transformar o ambiente institucional do MPAM:

1. Capacitação em metodologias de inovação: a Softex Amazônia proporcionará treinamentos para os colaboradores do MPAM em metodologias como design thinking, lean startup e agile. Esses conhecimentos serão aplicados na resolução de problemas e na melhoria dos processos internos da instituição.

2. Identificação e priorização de desafios internos: por meio de técnicas avançadas de mapeamento, entrevistas e workshops, serão identificados e priorizados os principais desafios internos do MPAM. A priorização será baseada em critérios como impacto, viabilidade e urgência.

3. Mapeamento de soluções inovadoras: para os desafios identificados, o projeto criará e testará soluções inovadoras utilizando abordagens ágeis e centradas no usuário, assegurando que as soluções sejam tanto eficientes quanto eficazes.

4. Estímulo à mentalidade de inovação contínua: o projeto também visa promover uma cultura organizacional que valorize e incentive a inovação contínua, mediante campanhas de comunicação e reconhecimento de iniciativas inovadoras.

5. Implementação de uma estrutura de governança: será estabelecida uma estrutura de governança que garantirá a sustentação e a continuidade da cultura de inovação no MPAM, integrando essas iniciativas no planejamento estratégico da instituição.

Com a execução do Projeto Inovação 360, espera-se que o Ministério Público do Estado do Amazonas possa aprimorar significativamente sua capacidade de serviço, beneficiando diretamente a população e contribuindo para o fortalecimento da Justiça no Brasil.

O prazo de inscrição para a sexta edição do Prêmio São Paulo de Empreendedorismo foi estendido até o dia 30 de agosto. Este Prêmio incentiva startups de diversas áreas a aprimorarem suas operações, proporcionando inúmeras oportunidades no cenário nacional e internacional. Além disso, eleva a projeção do Brasil globalmente, especialmente em Dubai e Alemanha, através de conexões com os principais institutos de startups do mundo.

A seleção dos candidatos ocorrerá no dia 10 de setembro, das 13h00 às 18h00, em formato híbrido (presencial e online), no Sebrae São Paulo. As inscrições são gratuitas e estão abertas para startups de todo o país.

Os critérios de avaliação incluem: potencial de geração de impacto social; perfil do empreendedor e da equipe; potencial de escalabilidade; estágio de maturidade; capacidade de inovação; e desenvolvimento tecnológico de produtos e serviços de alta qualidade.

O primeiro colocado ganhará passagem, hospedagem e entradas para a GITEX Global 2024, em Dubai, enquanto o segundo colocado será premiado com passagem, hospedagem e entradas para a ISPO Brandnew 2024, em Munique.

Para se inscrever, siga o passo a passo abaixo:

1. Acesse o Sympla no link: https://www.sympla.com.br/evento/6-premio-e-forum-sao-paulo-de-empreendedorismo/2546999

2. Escolha o ingresso “Startups” e faça sua inscrição.

3. Dentro do Sympla, preencha o formulário de inscrição.

4. Após a inscrição, você receberá um e-mail para confirmar sua participação, contendo um link obrigatório para o cadastro da startup no Prêmio. Se não receber o e-mail, verifique a caixa de spam ou clique diretamente neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfY4F84R7gqT3SjLK2e5TcV3AWJrT7sLefsYVjDXQiCj-Wfhg/viewform?usp

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Rolar para cima