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Programa da Softex auxiliou a empresa a colocar no mercado uma solução inédita permite realizar online a solicitação de serviços de técnicos de informática e ainda acompanhá-los através de geolocalização

Transformar boas ideias produtos de sucesso não é tarefa fácil. Nesse processo desafiador, contar com o apoio de um programa focado no estímulo à inovação pode fazer toda a diferença. Foi o que ocorreu com o aplicativo FindUP, para a solicitação de serviços de técnicos de informática, lançado pela pernambucana QE2 Tecnologia, especializada em infraestrutura e na prestação de serviços de suporte técnico para grandes empresas.

“Atuamos nesse segmento há seis anos com uma equipe de 1.200 técnicos credenciados em todo o país. Nosso portfolio inclui empresas de porte como companhias aéreas, seguradoras, grandes bancos e indústrias. Recebemos 2.500 chamados em média todos os meses”, explica Fabio Freire, sócio-fundador da FindUP e da QE2.

O FindUP nasceu, inicialmente, de uma demanda interna da própria empresa. “Nosso call center recebia um chamado do cliente, acionava por telefone um técnico daquela região, orientava sobre o problema,  indicando quem ele deveria procurar e quando. Na sequencia, ainda por telefone, era preciso controlar e rastrear o técnico até a conclusão do serviço. Achávamos que era possível otimizar esse cenário e não sabíamos como, pois nossa expertise naquele momento não era desenvolvimento, mas sim, a prestação de serviços”, relembra Fabio Freire.

A oportunidade para retirar essa ideia do papel surgiu no ano passado, durante o processo de seleção das 45 empresas que integrariam a primeira turma do TI de Impacto – Programa de Capacitação Empresarial para o Desenvolvimento da Estratégia de Inovação da Softex. A intensa experiência proporcionada pelo programa ajudou a QE2 a não apenas a viabilizar a ideia, como também a encontrar um parceiro para trabalhar em conjunto no desenvolvimento da solução, a SWQuality.

“Quando criamos o programa TI de Impacto queríamos exatamente fomentar a colaboração entre as empresas participantes e, nas oficinas, possibilitar a transformação de boas ideias em soluções práticas e com potencial de sucesso junto ao mercado, como acreditamos ser o caso do FindUP”, avalia Diônes Lima, gerente de Inovação e Empreendedorismo da Softex.

Para utilizar o FindUP, que opera nos moldes do Uber e do Easy Taxi, os técnicos se credenciam como empreendedores individuais ou como pessoas jurídicas para a prestação de serviços. Todos os seus dados são checados pela equipe, incluindo o seu perfil profissional. Mais de 500 profissionais já se credenciaram e estão utilizando a ferramenta em todo o Brasil.

“Na tela de chamados do software o cliente insere seus dados, descreve o problema, informa a data e o horário em que deseja ter o serviço realizado. O técnico mais próximo receberá em seu smartphone todos os detalhes do chamado e confirmará a sua ida ao local na data e no horário solicitado. Chegando lá, ele fará o check-in para rastreamento, efetuará o conserto e na conclusão do trabalho enviará um relatório de atendimento técnico incluindo fotos e descrição do que foi realizado, efetuando ainda o check-out do local. Concluindo, o cliente participará de uma pesquisa de satisfação e os profissionais com baixa avaliação serão excluídos da base. Tudo online, em tempo real e realizado de forma rápida e segura”, descreve Fabio Freire.

Para o cliente, o benefício é a comodidade de ser atendido por técnicos capacitados e de confiança, na data e no horário mais conveniente. Para o técnico, é a possibilidade de atender a um número maior de chamados, inclusive em horários diferenciados e feriados, aumentando a sua renda. O atendimento custa R$ 99,90 pelas primeiras 3 horas. Depois, cada hora adicional sai por R$ 14,99.

Disponível inicialmente para a plataforma Android, a mais utilizada pelos técnicos de informática, o FindUP ganhará também uma versão 2.0 para o sistema operacional IOS, da Apple. A empresa planeja atuar no segmento de PMEs e de pessoas físicas aproveitando a sua capilaridade e já abriu um escritório comercial em São Paulo para prospectar clientes. O aplicativo já está em operação em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Fortaleza e João Pessoa.

Segundo Fabio Freire, a o FindUP tem colaborado para melhorar, e muito, a pontualidade e a satisfação dos clientes com a qualidade dos serviços prestados. “Nossos clientes podem acompanhar em tempo real os seus chamados através de um dashboard que indica, por exemplo, a exata distância que o técnico está do local de atendimento ou quanto tempo durou a realização do serviço. E nós também podemos, proativamente, identificar um possível atraso do técnico e, se necessário, acionar outro profissional ou reagendar a visita com o cliente”, complementa.

“Todo esse projeto só foi possível porque o TI de Impacto nos deu a tração necessária para fazer acontecer. Superados os desafios do desenvolvimento da solução e do parceiro responsável por realizar esse trabalho, focamos agora em ultrapassar outro obstáculo: a obtenção de recursos para apoiar o nosso crescimento. A nossa operação nos ajudará a testar o FindUP em nosso próprio negócio e isso é importante. Temos um consultor nos auxiliando na obtenção de financiamentos junto a fundos de investimento nacionais e planejamos um spin-off do FindUP já neste segundo semestre”, conclui Fabio Freire.

A QE2 Tecnologia registrou no ano passado um faturamento da ordem de R$ 2 milhões e vem crescendo a uma taxa anual de 40% ao ano. Com o FindUP, a companhia espera aumentar a sua receita em 40% nos próximos dois anos.

Para conhecer em detalhes o  FindUP visite  www.findup.com.br

Representada por seu gerente da qualidade, Nelson Franco, a Softex participou nos dias 16 de julho, no Personal Royal Hotel, em Caxias do Sul, da solenidade de entrega das avaliações MPS ao quarto grupo do Programa MPS.BR sob a coordenação do Trino Polo.

Fundado em 2002, o Trino Polo reúne atualmente 100 empresas associadas de diversos segmentos do setor de informática da Serra Gaúcha, além de órgãos do governo, entidades de ensino superior e também de classe.

Este grupo foi integrado por sete empresas. A Avacon Tecnologia (Canoas), Otimizy Sistemas Inteligentes (Garibaldi), S&W Sistemas (Nova Petrópolis) e as caxienses Sil Sistemas, TCS Sistemas para Gestão e W3 Informática foram avaliadas no nível G e a NL no nível F do MPS-SW (Software). Os grupos cooperativados para a obtenção da avaliação MPS tiveram início na Serra Gaúcha em 2010.

O evento teve início com um pronunciamento do presidente do Trino Polo, Thiarlei Macedo, que destacou o preparo para o mercado internacional e enfatizou a relevância da gestão da inovação. Na sequencia, o consultor Leonardo Winkler, da instituição implementadora Engsoft, elogiou os bons resultados do MPS.BR, bem como o crescimento e comprometimento das empresas envolvidas.

“A avaliação é válida por três anos e a evolução destas empresas deve ser constante, mesmo após o final desse processo. Elas deverão experimentar a partir de agora, além da melhora de seus processos, maior competitividade e melhoras na sua gestão, o que estimulará o seu crescimento sustentável”, pondera Nelson Franco, lembrando que a avaliação MPS vem sendo cada vez mais requisitada em licitações para compras de fábricas de software.

No Brasil, o Programa MPS.BR já conta com 669 avaliações MPS-SW publicadas em desde setembro de 2005 até agora, além de 8 no exterior. O Rio Grande do Sul é a quinta região com o maior número de empresas avaliadas MPS no país: 56. Destas, 22 foram promovidas pelo Trino Polo. A meta da Softex para este ano é atingir a expressiva a marca de 700 avaliações MPS-SW.

Representantes da WE

Representantes da S&W

 

 

 

 

 

 

 

Representantes da NL e Nelson Franco da Softex

Representantes da  TCS e Nelson Franco da Softex

 

 

 

 

 

 

 

Representantes da OTIMIZY

Nelson Franco da Softex reresentante da SIL

Representada por seu gerente da qualidade, Nelson Franco, a Softex participou nos dias 16 de julho, no Personal Royal Hotel, em Caxias do Sul, da solenidade de entrega das avaliações MPS ao quarto grupo do Programa MPS.BR sob a coordenação do Trino Polo. Fundado em 2002, o Trino Polo reúne atualmente 100 empresas associadas de diversos segmentos do setor de informática da Serra Gaúcha, além de órgãos do governo, entidades de ensino superior e também de classe. Este grupo foi integrado por sete empresas. A Avacon Tecnologia (Canoas), Otimizy Sistemas Inteligentes (Garibaldi), S&W Sistemas (Nova Petrópolis) e as caxienses Sil Sistemas, TCS Sistemas para Gestão e W3 Informática foram avaliadas no nível G e a NL no nível F do MPS-SW (Software). Os grupos cooperativados para a obtenção da avaliação MPS tiveram início na Serra Gaúcha em 2010. O evento teve início com um pronunciamento do presidente do Trino Polo, Thiarlei Macedo, que destacou o preparo para o mercado internacional e enfatizou a relevância da gestão da inovação. Na sequencia, o consultor Leonardo Winkler, da instituição implementadora Engsoft, elogiou os bons resultados do MPS.BR, bem como o crescimento e comprometimento das empresas envolvidas. “A avaliação é válida por três anos e a evolução destas empresas deve ser constante, mesmo após o final desse processo. Elas deverão experimentar a partir de agora, além da melhora de seus processos, maior competitividade e melhoras na sua gestão, o que estimulará o seu crescimento sustentável”, pondera Nelson Franco, lembrando que a avaliação MPS vem sendo cada vez mais requisitada em licitações para compras de fábricas de software. No Brasil, o Programa MPS.BR já conta com 669 avaliações MPS-SW publicadas em desde setembro de 2005 até agora, além de 8 no exterior. O Rio Grande do Sul é a quinta região com o maior número de empresas avaliadas MPS no país: 56. Destas, 22 foram promovidas pelo Trino Polo. A meta da Softex para este ano é atingir a expressiva a marca de 700 avaliações MPS-SW. Representantes da WE Representantes da S&W               Representantes da NL e Nelson Franco da Softex Representantes da  TCS e Nelson Franco da Softex               Representantes da OTIMIZY Nelson Franco da Softex reresentante da SIL

Representada por seu gerente da qualidade, Nelson Franco, a Softex participou nos dias 16 de julho, no Personal Royal Hotel, em Caxias do Sul, da solenidade de entrega das avaliações MPS ao quarto grupo do Programa MPS.BR sob a coordenação do Trino Polo.

Fundado em 2002, o Trino Polo reúne atualmente 100 empresas associadas de diversos segmentos do setor de informática da Serra Gaúcha, além de órgãos do governo, entidades de ensino superior e também de classe.

Este grupo foi integrado por sete empresas. A Avacon Tecnologia (Canoas), Otimizy Sistemas Inteligentes (Garibaldi), S&W Sistemas (Nova Petrópolis) e as caxienses Sil Sistemas, TCS Sistemas para Gestão e W3 Informática foram avaliadas no nível G e a NL no nível F do MPS-SW (Software). Os grupos cooperativados para a obtenção da avaliação MPS tiveram início na Serra Gaúcha em 2010.

O evento teve início com um pronunciamento do presidente do Trino Polo, Thiarlei Macedo, que destacou o preparo para o mercado internacional e enfatizou a relevância da gestão da inovação. Na sequencia, o consultor Leonardo Winkler, da instituição implementadora Engsoft, elogiou os bons resultados do MPS.BR, bem como o crescimento e comprometimento das empresas envolvidas.

“A avaliação é válida por três anos e a evolução destas empresas deve ser constante, mesmo após o final desse processo. Elas deverão experimentar a partir de agora, além da melhora de seus processos, maior competitividade e melhoras na sua gestão, o que estimulará o seu crescimento sustentável”, pondera Nelson Franco, lembrando que a avaliação MPS vem sendo cada vez mais requisitada em licitações para compras de fábricas de software.

No Brasil, o Programa MPS.BR já conta com 669 avaliações MPS-SW publicadas em desde setembro de 2005 até agora, além de 8 no exterior. O Rio Grande do Sul é a quinta região com o maior número de empresas avaliadas MPS no país: 56. Destas, 22 foram promovidas pelo Trino Polo. A meta da Softex para este ano é atingir a expressiva a marca de 700 avaliações MPS-SW.

Representantes da WE

Representantes da S&W

 

 

 

 

 

 

 

Representantes da NL e Nelson Franco da Softex

Representantes da  TCS e Nelson Franco da Softex

 

 

 

 

 

 

 

Representantes da OTIMIZY

Nelson Franco da Softex reresentante da SIL

O país andino é hoje um dos principais mercados-alvo para 38 dos 81 setores apoiados pelos projetos de promoção comercial da Apex-Brasil

 

São Paulo, xx de julho de 2015 – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e do Comércio Exterior (MDIC) promoverão, nos dias 22 e 23 de julho em Bogotá, na Colômbia, a quinta edição do “Brasil Tecnológico”.

Das 50 empresas brasileiras participantes, 13 são do setor de software e serviços de TI, integrando o Sistema Softex: TOTVs, Medilab Sistemas, MV, Softplan, Sikur, Algar Tech, MHA Sistemas, Log América Consultoria e Agronegócios, Interact Solutions, Fatto Consutoría y Sistemas, Audaces, Treetech e TIVIT. Elas se apresentarão sob a marca Brasil IT+, que identifica no exterior o setor de TI nacional. A iniciativa integra o projeto de promoção de exportações do setor de software e serviços de TI desenvolvido em parceria pela Softex com a Apex-Brasil.

O objetivo do evento, já realizado anteriormente na África do Sul, Peru e Rússia, é aprimorar o posicionamento de mercado das empresas nacionais com foco em tecnologia e reforçar a imagem do Brasil como um fornecedor tecnológico inovador e sustentável. A expectativa é que sejam gerados cerca de US$ 30 milhões em negócios.

“Assim como no Brasil, grande parte das empresas colombianas é de pequeno e médio porte. Acreditamos que iniciativas colaborativas são uma estratégia bastante eficaz para proporcionar às corporações de ambos os países mais musculatura e também uma oferta de soluções e serviços de TI de maior valor agregado”, explica Ruben Delgado, presidente executivo da Softex.

A Colômbia é hoje um dos principais mercados-alvo para 38 dos 81 setores apoiados pelos projetos de promoção comercial da Apex-Brasil e tem crescido em importância como parceiro comercial. No ano passado, o país registrou um crescimento de 4% em seu PIB, que chegou a US$ 387,7 bilhões. Em 2015, mantidas as projeções, deverá se transformar na segunda maior economia da América do Sul.

Durante os dois dias do Brasil Tecnológico, que contará com as presenças de David Barioni, presidente da Apex-Brasil, e de Armando Monteiro, ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, os empresários, representantes de governo, jornalistas e formadores de opinião colombianos poderão conhecer algumas das soluções desenvolvidas no Brasil em nove diferentes setores. São eles: tecnologia de informação, telecomunicações, eletroeletrônico, embalagens, médico-odontológico, fármacos e químicos, máquinas e equipamentos, defesa e sucroalcooleiro.

A programação da manhã está reservada para seminários destacando a expertise nacional nas áreas de bioenergia, saúde, agronegócio e maquinário. Das três apresentações selecionadas, duas envolvem empresas associadas ao Sistema Softex: a TOTVs, que comentará a sua bem-sucedida atuação na vertical de serviços, e a Medilab Sistemas, no mercado de saúde. O período da tarde será dedicado à realização de rodadas de negócio previamente agendadas.

“Nosso objetivo durante o Brasil Tecnológico é reforçar a marca da TOTVS na Colômbia, pois nossas soluções são bastante aderentes à realidade do mercado local, no qual já atuamos com muito sucesso”, explica Marcelo Cosentino, chief international sales and relationship officer da TOTVS, acrescentando o importante papel desempenhado pela Softex no auxílio às companhias brasileiras interessadas em iniciar seu processo de internacionalização.

O país andino é hoje um dos principais mercados-alvo para 38 dos 81 setores apoiados pelos projetos de promoção comercial da Apex-Brasil   São Paulo, xx de julho de 2015 – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e do Comércio Exterior (MDIC) promoverão, nos dias 22 e 23 de julho em Bogotá, na Colômbia, a quinta edição do “Brasil Tecnológico”. Das 50 empresas brasileiras participantes, 13 são do setor de software e serviços de TI, integrando o Sistema Softex: TOTVs, Medilab Sistemas, MV, Softplan, Sikur, Algar Tech, MHA Sistemas, Log América Consultoria e Agronegócios, Interact Solutions, Fatto Consutoría y Sistemas, Audaces, Treetech e TIVIT. Elas se apresentarão sob a marca Brasil IT+, que identifica no exterior o setor de TI nacional. A iniciativa integra o projeto de promoção de exportações do setor de software e serviços de TI desenvolvido em parceria pela Softex com a Apex-Brasil. O objetivo do evento, já realizado anteriormente na África do Sul, Peru e Rússia, é aprimorar o posicionamento de mercado das empresas nacionais com foco em tecnologia e reforçar a imagem do Brasil como um fornecedor tecnológico inovador e sustentável. A expectativa é que sejam gerados cerca de US$ 30 milhões em negócios. “Assim como no Brasil, grande parte das empresas colombianas é de pequeno e médio porte. Acreditamos que iniciativas colaborativas são uma estratégia bastante eficaz para proporcionar às corporações de ambos os países mais musculatura e também uma oferta de soluções e serviços de TI de maior valor agregado”, explica Ruben Delgado, presidente executivo da Softex. A Colômbia é hoje um dos principais mercados-alvo para 38 dos 81 setores apoiados pelos projetos de promoção comercial da Apex-Brasil e tem crescido em importância como parceiro comercial. No ano passado, o país registrou um crescimento de 4% em seu PIB, que chegou a US$ 387,7 bilhões. Em 2015, mantidas as projeções, deverá se transformar na segunda maior economia da América do Sul. Durante os dois dias do Brasil Tecnológico, que contará com as presenças de David Barioni, presidente da Apex-Brasil, e de Armando Monteiro, ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, os empresários, representantes de governo, jornalistas e formadores de opinião colombianos poderão conhecer algumas das soluções desenvolvidas no Brasil em nove diferentes setores. São eles: tecnologia de informação, telecomunicações, eletroeletrônico, embalagens, médico-odontológico, fármacos e químicos, máquinas e equipamentos, defesa e sucroalcooleiro. A programação da manhã está reservada para seminários destacando a expertise nacional nas áreas de bioenergia, saúde, agronegócio e maquinário. Das três apresentações selecionadas, duas envolvem empresas associadas ao Sistema Softex: a TOTVs, que comentará a sua bem-sucedida atuação na vertical de serviços, e a Medilab Sistemas, no mercado de saúde. O período da tarde será dedicado à realização de rodadas de negócio previamente agendadas. “Nosso objetivo durante o Brasil Tecnológico é reforçar a marca da TOTVS na Colômbia, pois nossas soluções são bastante aderentes à realidade do mercado local, no qual já atuamos com muito sucesso”, explica Marcelo Cosentino, chief international sales and relationship officer da TOTVS, acrescentando o importante papel desempenhado pela Softex no auxílio às companhias brasileiras interessadas em iniciar seu processo de internacionalização.

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