O país andino é hoje um dos principais mercados-alvo para 38 dos 81 setores apoiados pelos projetos de promoção comercial da Apex-Brasil

 

São Paulo, xx de julho de 2015 – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e do Comércio Exterior (MDIC) promoverão, nos dias 22 e 23 de julho em Bogotá, na Colômbia, a quinta edição do “Brasil Tecnológico”.

Das 50 empresas brasileiras participantes, 13 são do setor de software e serviços de TI, integrando o Sistema Softex: TOTVs, Medilab Sistemas, MV, Softplan, Sikur, Algar Tech, MHA Sistemas, Log América Consultoria e Agronegócios, Interact Solutions, Fatto Consutoría y Sistemas, Audaces, Treetech e TIVIT. Elas se apresentarão sob a marca Brasil IT+, que identifica no exterior o setor de TI nacional. A iniciativa integra o projeto de promoção de exportações do setor de software e serviços de TI desenvolvido em parceria pela Softex com a Apex-Brasil.

O objetivo do evento, já realizado anteriormente na África do Sul, Peru e Rússia, é aprimorar o posicionamento de mercado das empresas nacionais com foco em tecnologia e reforçar a imagem do Brasil como um fornecedor tecnológico inovador e sustentável. A expectativa é que sejam gerados cerca de US$ 30 milhões em negócios.

“Assim como no Brasil, grande parte das empresas colombianas é de pequeno e médio porte. Acreditamos que iniciativas colaborativas são uma estratégia bastante eficaz para proporcionar às corporações de ambos os países mais musculatura e também uma oferta de soluções e serviços de TI de maior valor agregado”, explica Ruben Delgado, presidente executivo da Softex.

A Colômbia é hoje um dos principais mercados-alvo para 38 dos 81 setores apoiados pelos projetos de promoção comercial da Apex-Brasil e tem crescido em importância como parceiro comercial. No ano passado, o país registrou um crescimento de 4% em seu PIB, que chegou a US$ 387,7 bilhões. Em 2015, mantidas as projeções, deverá se transformar na segunda maior economia da América do Sul.

Durante os dois dias do Brasil Tecnológico, que contará com as presenças de David Barioni, presidente da Apex-Brasil, e de Armando Monteiro, ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, os empresários, representantes de governo, jornalistas e formadores de opinião colombianos poderão conhecer algumas das soluções desenvolvidas no Brasil em nove diferentes setores. São eles: tecnologia de informação, telecomunicações, eletroeletrônico, embalagens, médico-odontológico, fármacos e químicos, máquinas e equipamentos, defesa e sucroalcooleiro.

A programação da manhã está reservada para seminários destacando a expertise nacional nas áreas de bioenergia, saúde, agronegócio e maquinário. Das três apresentações selecionadas, duas envolvem empresas associadas ao Sistema Softex: a TOTVs, que comentará a sua bem-sucedida atuação na vertical de serviços, e a Medilab Sistemas, no mercado de saúde. O período da tarde será dedicado à realização de rodadas de negócio previamente agendadas.

“Nosso objetivo durante o Brasil Tecnológico é reforçar a marca da TOTVS na Colômbia, pois nossas soluções são bastante aderentes à realidade do mercado local, no qual já atuamos com muito sucesso”, explica Marcelo Cosentino, chief international sales and relationship officer da TOTVS, acrescentando o importante papel desempenhado pela Softex no auxílio às companhias brasileiras interessadas em iniciar seu processo de internacionalização.