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Nos dias 12 e 13 de novembro, a equipe do Programa IA² MCTI estará presente no Congresso Open Startups em Bogotá, na Colômbia, evento que reúne líderes em inovação aberta da América Latina para compartilhar experiências e avanços em projetos de impacto. Focado na promoção de tecnologias de inteligência artificial (IA), o IA² MCTI foi selecionado para apresentar seus desafios e progressos e concorre ao prêmio de melhores casos de inovação aberta.

Embora 88% das grandes empresas no Brasil já tenham adotado ações de inovação aberta, a transformação de projetos de IA em produtos e serviços no mercado ainda enfrenta barreiras, principalmente pela falta de conexão entre empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Para superar esses desafios, o programa aposta em políticas públicas que incentivam não apenas a inovação, mas também parcerias estratégicas. Em sua segunda edição, 35 projetos de pesquisa de 28 ICTs estão sendo acelerados em colaboração com 27 startups.

O IA² MCTI se diferencia pela proximidade de suas atividades e pela criação de uma rede colaborativa que envolve desde o governo até startups e empresas de tecnologia, promovendo trocas de conhecimento e parcerias formais. A equipe do programa oferece suporte em diversas áreas – jurídico, inovação, marketing e negócios –, assegurando que cada projeto tenha o apoio necessário para enfrentar as incertezas e os desafios de mercado. Com uma metodologia exclusiva, o IA² MCTI incentiva a criação de alianças estratégicas e o avanço de pesquisas para além dos laboratórios, desenvolvendo-as como soluções práticas para o mercado.

“A participação das ICTs no ecossistema de inovação é fundamental para acelerar o desenvolvimento de tecnologias e superar os desafios de mercado. Nosso papel é fortalecer essas conexões, aproximando pesquisa e conhecimento acadêmico do setor produtivo e, assim, oferecendo a agilidade e as respostas práticas que a IA exige. Hoje, não se trata mais de adaptar startups ao ambiente acadêmico, mas sim de transformar a própria ICT para que suas pesquisas ganhem vida no mercado e beneficiem diversos setores. Observamos claramente o amadurecimento do processo: pesquisas que antes resultavam em uma única solução agora oferecem múltiplas aplicações, ampliando o impacto de cada iniciativa. Esse é um terreno fértil de oportunidades e possibilidades”, destaca Bárbara Maciel, líder da Célula de Inovação na Softex.

Impacto e reconhecimento 

Desde o início da segunda edição, o impacto do IA² MCTI tem sido expressivo: o programa registrou um aumento de 42% na formalização de parcerias e 39% no volume de investimentos em pesquisa. Em média, cada projeto concretizou seis novas parcerias, e cerca de 32% avançaram em maturidade segundo o Índice CRISP-DM, um importante indicador de desenvolvimento para projetos de IA. O crescimento de 23,4% em produtos e serviços derivados das pesquisas do IA² MCTI é um avanço prático que está ajudando a transformar ideias científicas em soluções viáveis e de impacto social.

O Programa IA² MCTI é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação executada pela Softex com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (Setad), e recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Segundo Ricardo Osório, presidente do CNPq, “este programa é um exemplo de como políticas públicas bem estruturadas e geridas em parceria com o setor privado podem gerar resultados significativos, com benefícios que transcendem o setor e impactam a sociedade como um todo”.

“A seleção para o Congresso reforça o papel do IA² como catalisador de parcerias e motor de inovação aberta no Brasil. As atividades do programa estão mostrando, na prática, que a pesquisa científica pode ultrapassar os limites acadêmicos, avançar as tecnologias de IA no Brasil e transformar-se em negócios que beneficiem a sociedade”, conclui Bárbara Maciel.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

A Expo Amazônia Bio & TIC, realizada no Centro de Convenções de Manaus e encerrada na última quarta-feira, 6 de novembro, promoveu discussões importantes sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável da região. O evento reuniu especialistas e representantes de setores como empreendedorismo, bioeconomia, biotecnologia e tecnologia da informação para tratar do fortalecimento da região como polo de inovação.

A Softex Amazônia teve participação ativa na trilha de Empreendedorismo, onde ofereceu orientações sobre a criação e desenvolvimento de startups. Na ocasião, Emanuela Dias, coordenadora da Softex Amazônia, apresentou o Programa Prioritário de Empreendedorismo Inovador (PPEI) como uma linha de fomento às startups.

Nos últimos cinco anos, o PPEI mobilizou R$ 70 milhões em iniciativas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), impulsionando 44 projetos em diferentes regiões da Amazônia e atendendo 258 startups. Esse esforço beneficiou mais de 7,7 milhões de pessoas e envolveu 70 atores do ecossistema de inovação, mostrando o impacto significativo da Softex na promoção de um futuro sustentável e inovador para o Amazonas.

O encontro reforçou a importância do empreendedorismo e da inovação como vetores de crescimento para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Vânia Maria Thaumaturgo Siqueira Capela, presidente do Conselho de Administração do Polo Digital de Manaus e organizadora do evento, destacou a relevância da Softex na construção de um ecossistema tecnológico próspero e regionalmente integrado. “Com sua participação na ExpoAmazônia, a Softex reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional, sendo um ator importante para o estabelecimento de um ecossistema de tecnologia forte e próspero”, disse.

Na oportunidade, também foi possível trocar informações relevantes com várias instituições executoras do PPEI, como a Venture Hub Manaus, o ITEAM – Instituto Tecnológico Educacional da Amazônia, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e o Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

Outro ponto alto do evento foi o estande do projeto Curumim Empreendedor, coordenado pela Softex Amazônia e executado em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM). O projeto oferece cursos de Formação Inicial e Continuada em Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia voltados para alunos do ensino médio, visando capacitar jovens para os desafios do mercado e contribuir para o fortalecimento do ecossistema de inovação local.

“Participar da Expo Amazônia Bio&Tic 2024 foi uma oportunidade valiosa para aprofundar o conhecimento sobre as potencialidades, demandas e necessidades específicas da Amazônia Ocidental e do Amapá. Essa experiência reforça nosso compromisso com o aprimoramento contínuo da coordenação do PPEI, ao mesmo tempo que permite demonstrar de forma clara os impactos regionais e os benefícios socioeconômicos, tecnológicos e científico inovadores que o programa prioritário traz para a região”, avalia Emanuela Dias.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Nos dias 12 e 13 de novembro, o Complexo Inova USP, em São Paulo, receberá o Deep Tech Summit 2024, o principal festival de inovação focado em deep techs. Organizado pela Emerge Brasil, ele reunirá mais de 1.000 participantes – entre cientistas, empreendedores, investidores e gestores públicos – além de 120 startups expositoras e mais de 60 palestrantes.

O Programa IA² MCTI estará lá para conversar com o público e apresentar suas ações que aceleram a inovação e impulsionam o uso de IA no Brasil. Essa presença no evento é uma oportunidade para fortalecer o ecossistema de deep techs e mostrar como o IA² MCTI está conectando ciência e negócios para transformar o mercado nacional. O evento também é uma plataforma importante para o Programa se conectar com investidores e parceiros estratégicos, ampliando seu alcance e o impacto de suas iniciativas. A Emerge é parceira do IA² nas iniciativas de capacitação mercadológica e desenvolvimento de mente empreendedora para os pesquisadores dos 35 projetos que estão sendo acelerados.

Com mais de 12 horas de programação, o Deep Tech Summit 2024 contará com painéis, palestras e atividades de networking que abordarão os desafios e as possibilidades das tecnologias emergentes em diversos setores. Temas como transferência de tecnologia, investimentos em startups e as necessidades de inovação no mercado brasileiro estarão no centro das discussões.

O Programa IA² MCTI é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação executada pela Softex com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (Setad), e recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Para mais informações e inscrições no Deep Tech Summit 2024, clique aqui.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

A Escola do Trabalhador 4.0, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e a Microsoft, anuncia o lançamento de cursos gratuitos na área de Inteligência Artificial (IA), uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho atual.

Com a crescente demanda por profissionais qualificados em IA, a Escola do Trabalhador 4.0 oferece a chance de obter formação nas tecnologias mais inovadoras, com programas acessíveis e com a expertise de empresas de referência.

A Softex realiza toda a gestão dos cursos de capacitação tecnológica da Escola, da curadoria do conteúdo ao acompanhamento dos alunos.

Os cursos na área de IA disponíveis são:

  • FluêncIA
  • IA-900: Fundamentos do Azure
  • Inteligência Artificial em Ambientes Educacionais
  • Conceitos básicos de IA do Microsoft Azure: O que é IA generativa
  • Profissional de Inteligência Artificial

Aproveite para se preparar para as novas exigências do mercado. Clique aqui para acessar os cursos e impulsionar sua carreira!

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Um estudo divulgado pela Acronis revelou que o setor de TI continua oferecendo poucas oportunidades de avanço para mulheres. A pesquisa, intitulada “The New FOMO: Females Fear Missing Opportunities in IT,” examina o “medo feminino de perder oportunidades”, uma adaptação do tradicional FOMO, ou “Fear of Missing Out”. Nesse contexto, as mulheres no setor de TI expressam preocupação sobre a falta de chances de crescimento, acentuada pela ausência de mentoria, de políticas de equilíbrio entre vida profissional e pessoal e, em alguns casos, por uma cultura de exclusão.

O estudo incluiu profissionais de diferentes empresas para entender percepções sobre igualdade de gênero na área de TI e o que as empresas podem fazer para atrair e reter mais mulheres no setor. Uma das principais descobertas foi que, embora 32% das mulheres sintam que há igualdade de tratamento, 31% ainda acreditam que homens são promovidos mais rapidamente. Além disso, 71% das respondentes disseram trabalhar mais horas do que o exigido para aumentarem suas chances de progresso na carreira.

No levantamento da Acronis, 63% das entrevistadas destacaram a ausência de liderança feminina na área de cibersegurança, e 84% concordam que a presença de mulheres em cargos de chefia traria benefícios às organizações de TI. Em relação ao desenvolvimento de carreira, apenas 34% das mulheres consideram que há programas adequados de treinamento para possibilitar sua ascensão.

As principais iniciativas sugeridas para promover a igualdade incluem mais oportunidades de mentoria (51%), contratação ativa de mulheres (49%) e equidade salarial (49%). As mulheres entrevistadas acreditam que treinamentos e workshops (63%), eventos de networking (58%) e participação em associações profissionais (44%) são essenciais para o crescimento.

Alona Geckler, SVP de Operações de Negócios da Acronis, reforça que atrair mulheres para a TI não é apenas um imperativo moral, mas uma estratégia que traz inovação e fortalece a resolução de problemas. Ela destaca que a inclusão feminina é uma vantagem competitiva, permitindo que as empresas atendam melhor às demandas de um mercado digital complexo.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

O PEIEX DF preparou para os dias 4, 6 e 7 de novembro uma série de capacitações coletivas e gratuitas que trarão conhecimentos estratégicos para as empresas interessadas em expandir seus negócios no cenário internacional.

Com a participação de renomados especialistas, os temas vão desde a entrada em novos mercados até os desafios da logística global. Essas capacitações são uma oportunidade única para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) interessadas em ampliar sua atuação para além das fronteiras nacionais, conectando-se com estratégias práticas e insights valiosos para a internacionalização de seus produtos e serviços. Confira a programação completa:

Segunda-feira | 4 de novembro

11h00 – Conheça o Brasil IT+ com Gabriela da Silva

Gabriela da Silva, líder de operações na Softex e especialista em Relações Internacionais, traz um panorama sobre a atuação do Brasil IT+ na internacionalização de empresas brasileiras. Sua vasta experiência em projetos internacionais e sua formação em Estudos Diplomáticos pelo CEDIN oferecem uma visão estratégica para empresas que desejam explorar novos mercados.

17h00 – O papel das empresas comerciais para a inserção das MPMEs no cenário internacional com Damaris Costa

Presidente do CECIEX e especialista em comércio exterior desde 1979, Damaris Costa discute como as empresas comerciais podem impulsionar a internacionalização das MPMEs, com foco especial no potencial de mercados na África e Oriente Médio. A palestra aborda estratégias práticas e insights do setor.

Quarta-feira | 6 de novembro

11h00 – Estratégias de Ingresso de Serviços nos Mercados com Lisandro Vieira

Lisandro Vieira, CEO da WTM International, compartilha métodos para facilitar a exportação de serviços e tecnologia. Com ampla experiência na simplificação do comércio internacional de serviços, ele traz dicas práticas para quem quer dar os primeiros passos na exportação de soluções digitais.

17h00 – Acesso ao mercado dos EUA com Jorge Galvão

Jorge Galvão, CEO da Zero Quântica e especialista em inteligência competitiva, explora o caminho para as empresas brasileiras acessarem o mercado dos EUA. Suas dicas e estratégias visam posicionar produtos e serviços de forma competitiva, aproveitando as melhores práticas de marketing internacional.

Quinta-feira | 7 de novembro

11h00 – A tributação do ICMS na exportação com José Hable

José Hable, Auditor Fiscal e especialista em direito tributário, aborda a complexidade do ICMS nas operações de exportação. Com foco nas oportunidades de isenção tributária, ele apresenta os desafios legais e financeiros que as empresas enfrentam ao vender para o exterior.

17h00 – Desmistificando a logística cross-border com Rafael Delgaes

Rafael Delgaes, CEO da ShipSmart, encerra o evento com uma palestra sobre logística internacional. Com anos de experiência na expansão de empresas para os EUA, Europa e América Latina, Rafael compartilha insights valiosos para quem deseja entender e otimizar operações de e-commerce cross-border.

Não perca essa oportunidade de aprender com especialistas que estão na linha de frente da internacionalização. Prepare-se para expandir seus negócios e conquistar mercados globais com conhecimento e estratégias de quem entende do assunto!

Para se inscrever, clique aqui  

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

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